quinta-feira, 1 de agosto de 2019

JEOSEBA E ATALIA, AMOR E ÓDIO.

Quando Atalia, mãe de Acazias, soube que seu filho estava morto, mandou matar toda a família real. Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão e irmã de Acazias, pegou Joás, um dos filhos do rei que iam ser assassinados, e o colocou num quarto, junto com a sua ama, para escondê-lo de Atalia; assim ele não foi morto. Seis anos ele ficou escondido com ela no templo do SENHOR, enquanto Atalia governava o país (II Reis, 11.1-3). 

A vida de Jeoseba, mulher de coração cheio de amor e bondade, estava ligada à vida de Atalia, mulher egoísta e cruel, com o coração cheio de ódio, obcecada pelo poder. Estas duas mulheres marcaram a história no período da realeza dos reinos de Israel e Judá. Esta época foi um período muito delicado na história, pois, se o plano de Atalia não tivesse sido frustrado pela ação corajosa de Jeoseba, de esconder o pequeno Joás na Casa do SENHOR, os descendentes de Davi do reino de Judá, de onde veio a ascendência do nosso Salvador Jesus Cristo, teria sido totalmente eliminada. 

QUEM ERA JEOSEBA?

JEOSEBA - Filha de Jeorão. Salvou a vida de Joás quando Atalia procurou eliminar toda a descendência real. Seu casamento com Joiada (IIReis, 22.11) é o único caso registrado de uma união entre uma princesa da casa real com um sumo-sacerdote.
Jeoseba era filha de rei, casada com o sumo-sacerdote e mulher de coração sensível ao Senhor. Deus a usou porque a conhecia e sabia que ela era bastante corajosa para tomar esta atitude. O modo como ela agiu, escondendo Joás por seis anos na Casa do SENHOR, antes que Atalia o assassinasse, fez dela uma mulher notável e brilhante na história. Agindo assim, ela preservou a linhagem de Judá de onde veio o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. 

QUEM ERA ATALIA? 

ATALIA - Filha de Onri (2Re 8:26). Seu casamento com Jeorão, rei de judá, assinalou uma aliança entre os reinos israelitas do norte e do sul, implicando em superioridade para Israel. A morte de seu filho, Acazias, após reinado de um ano, às mãos de Jeú, na 'Revolução Profética' (2Re 8:25-10:36), revelou-a como mulher perversa (2Cr 24:7). A fim de conservar o poder de que desfrutava como rainha-mãe, Atalia procurou destruir toda a descendência real (II Reis, 11.1) e assim começou a reinar (cerca de 842 A.C.).  Quando o rei de Judá faleceu, ficou no seu lugar o filho de Atalia, Acazias. O seu reinado, no entanto, durou pouco, pois Jeú, o carrasco de Jezabel, mãe de Atalia, o matou. Com a morte de seu filho, Atalia ficou obcecada pelo poder e mandou matar todos os seus netos, os verdadeiros herdeiros do trono. Atalia fez o que era mau aos olhos do SENHOR, e por um pouco de tempo conseguiu o seu objetivo. Atalia experimentou dois tipos de sentimentos: (1) Alegria, quando conseguiu o seu objetivo, tornando-se rainha de Judá, após matar seus netos, os verdadeiros herdeiros do trono. (2) Dor, ao ver o seu fracasso quando soube que havia ainda um neto vivo e que este era o verdadeiro rei.

CONCLUSÃO:
Após este relato sobre as vidas destas duas mulheres, começamos a conhecer, um pouco, sobre cada uma delas. Podemos dizer que a princesa Jeoseba, mulher corajosa e sabia, fez o que era certo aos olhos do SENHOR e, assim, salvou a vida de Joás que foi ascendente de Jesus Cristo. A Bíblia nos diz que ela percebendo que todos os filhos do seu irmão Acazias estavam sendo mortos por Atalia, mulher má, cruel e egoísta, decidiu esconder no templo, o filho mais novo dele. Ai de nós se Jeoseba não tivesse tido a coragem de agir, livrando da morte aquele que foi ascendente de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Ai de nós se ela não tivesse tido a coragem de enfrentar a malvada Atalia, arriscando a sua própria vida!
Jeoseba não foi apenas uma mulher corajosa, mas foi também sábia, pois o lugar onde ela escondeu o pequeno príncipe Joás foi no templo, na Casa do SENHOR. Como Atalia era adoradora de Baal, ela jamais teria a pretensão de entrar no templo do SENHOR. Diante de tudo isso, fica provado mais uma vez, que ninguém consegue vencer Deus. Ninguém pode mudar nem frustrar os planos de Deus. Amém!