terça-feira, 6 de outubro de 2020

UM CAMINHO NA TORMENTA?

O livro de Naum nos informa sobre a destruição de Nínive. Naum foi o profeta comissionado por Deus para anunciar a total destruição de Nínive. Nínive, capital da Assíria, era a maior cidade daquela época. Nínive era capital de um império famoso pela sua crueldade com que tratava os povos conquistados. Naum anuncia a queda iminente do império assírio, que foi subjugado pelos babilônios e medos em 612 a.C. O livro de Naum em seu primeiro capítulo, descreve um Deus irado que toma vingança contra seus inimigos e não tem o culpado por inocente. 
Naum nos fornece cinco informações sobre Deus: 
1- O SENHOR é um Deus zeloso. 
2- O SENHOR toma vingança e é cheio de furor. 
3- O SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente. 
4- O SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade ... 
5- O SENHOR é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele (1.2-7). 

DEUS TEM O SEU CAMINHO NA TORMENTA.

O SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés (Na.1.3b).

Na ótica humana é impossível alguém caminhar no meio de uma tormenta ou na tempestade. Isto não é normal, é contraditório, é um contrassenso. Mas para Deus nada é impossível, porque Ele trabalha na contramão da lógica humana. 
Tempestade, borrasca, tormenta são fenômenos da natureza que tem um terrível poder de destruição. 
A nossa vida é como um barco navegando no mar desta vida. Há tempos de bonança, mas há tempos de adversidade, muitas vezes surgem tempestades querendo nos causar medo e sacudir a nossa estrutura. A tempestade quando vem ela não avisa, mas vem de surpresa e nos pega despreparados. No seu normal, ninguém nunca desejaria está no meio de uma tempestade, no topo de uma tormenta. Porém, a nossa vida é cheia de altos e baixos, as vezes estamos em cima e as vezes estamos em baixo. As bênçãos, as benesses e as prosperidades desta vida, são sempre bem vindas. Mas, quando vem as adversidades, quando uma tempestade de problemas nos sobrevêm, muitas vezes entramos em desespero e não sabemos como resolver. Porém, a boa notícia é que, a tempestade não dura para sempre, ela terá o seu fim. Basta você crer e confiar que Deus está no meio desta tempestade, Ele vem caminhando por cima da tormenta, e do meio da tempestade Deus vai falar e fará cessar a tempestade da sua vida. Foi assim com Jó, Deus falou com Jó do meio da tempestade (Jó.38.1), e em seguida virou o seu cativeiro. Quando vier a tempestade, não reclame, mas clame a Jesus, o Rabi da Galileia, e Ele vai se levantar para acalmar os ventos e o mar que estão querendo apavorar a sua vida. O que parece impossível para os homens, é possível para DEUS. Ele tem o seu caminho na tormenta e virá para nos socorrer. Amém!