segunda-feira, 1 de janeiro de 2024

A PALAVRA "SE" NA BÍBLIA.


A expressão "se" é um termo que indica condição, e isto vai depender de quem decide aceitar ou não, acreditar ou não, obedecer ou não. Há muitas partes na Bíblia que esta expressão "se" aparece e geralmente vai indicar uma condição para Deus agir e fazer algo a nosso favor. Em certa ocasião um homem questionou a Jesus dizendo: Se tu podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Jesus lhe respondeu: Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê (Mc.9.22,23). Um leproso aproximou-se de Jesus e disse: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. Jesus, estendendo a mão, tocou-o dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra (Mt.8.1-3). Deus pode e quer fazer, mas muitas vezes vai depender de nós. Jesus disse a Marta: Não te hei dito que, se creres, verás a glória de Deus? (Jo.11.40). Muitas vezes precisamos exercitar a nossa fé em Deus para que o sobrenatural de Deus se manifeste em nossa vida.

DEZ VERSÍCULOS NA BÍBLIA COM O TERMO "SE".

1- Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas as bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR, teu Deus (Dt.28.1,2).

2- Se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre (I Cr.28.9).

3- Se tu de madrugada buscares a Deus e ao Todo-poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, certamente, logo despertará por ti e restaurará a morada da tua justiça (Jó.8.5,6).

4- Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra (Is.1.19) NVI

5- Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito (Jo.15.7).

6- Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá e há de passar; e nada vos será impossível (Mt.17.20)

7- Se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado (I Jo.1.7).

8- Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (I Jo.1.9).

9- Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo (Rm.10.9).

10- Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê (Mc.9.23).

Nunca diga "não" quando Deus já disse "sim"; e nunca diga "sim" quando Deus já disse "não". Simplesmente creia e obedeça, e Deus fará maravilhas em suas vida. Amém!