quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

IGREJA MILITANTE.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo. Estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência (II Co.10.4-6).

A igreja também é comparada a um exército engajado numa guerra. O apóstolo utiliza uma linguagem militar, a expressão "Milícia", significa dizer: Uma corporação militar adestrada para guerra. As armas utilizadas nesta guerra não são humanas, mas espirituais, tiradas do arsenal de Deus, para serem usadas segundo os propósitos divinos. 
A igreja militante é constituída pelos soldados fiéis, valentes e corajosos que lutam sem cessar em prol do Reino de Deus. Falando sobre a igreja militante, o apóstolo Paulo diz: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente (II Tm.2.3-5). Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas (II Co.10.4). A arma de guerra da igreja é a Espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17). Os inimigos são invisíveis, mas são reais. Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais nos lugares celestiais (Ef.6.12). Existem vários tipos de militâncias e cada uma defende as suas bandeiras, mas a militância da igreja defende uma única bandeira, que é a do Evangelho de Jesus Cristo. A igreja de Jesus continua na peleja, militando pela causa do Mestre, até chegar na glória celestial. 

Em uma linguagem metafórica, o Espírito Santo faz uma pergunta através da poesia do sábio Salomão: Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como sol, formidável como um exército com bandeiras? 

Disse o pensador Eugênio de Jesus: "Hoje somos igreja militante, mas em breve, com a volta de Cristo, seremos igreja triunfante". Amém!