quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

A Glória De Deus

Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos (Sl.19.1).
E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória (Is.6.3).

DEFINIÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS.

A glória de Deus é a manifestação do seu poder, esplendor e Majestade. A expressão "glória de Deus" tem emprego variado no texto sagrado. A glória de Deus é manifesta através da sua criação; a glória de Deus também pode ser vista através da manifestação da sua presença, o que ocorreu em várias ocasiões na história da Bíblia. A glória de Deus também se refere à presença visível de Deus entre o seu povo; glória esta que nos tempos posteriores os rabinos chamavam de "Shekinah". Shekinah é uma palavra hebraica que significa "habitação de Deus", termo empregado para descrever a manifestação visível da presença e glória de Deus. Todavia, esta palavra "Shekinah", não aparece em nenhuma parte do texto sagrado. O termo usado em hebraico no Antigo Testamento para glória é "Cavod". Moisés pediu a Deus para ver a sua glória em total presença (Ex.34.18-23). Isaías viu a glória de Deus no Templo (Is.6.1-6). Ezequiel viu a glória de Deus junto ao rio Quebar (Ez.1.1,28). Mas precisamente, a Bíblia afirma que a glória ou a presença de Deus habitava entre os Querubins no Lugar Santíssimo do Tabernáculo (Ex.25.17,18,22; Nm.7.89; I Sm.4.4; II Sm.6.2; Sl.80.1; 99.1). Esta glória é vista na criação de Deus, no céu e sobre toda a terra (Sl.19.1; Is.6.3). 

A GLÓRIA DE DEUS REVELADA EM JESUS CRISTO.

Isaías falou da glória de Deus revelada em Jesus Cristo, quando profetizou dizendo: E a glória do SENHOR se manifestará, e toda carne juntamente verá que foi a boca do SENHOR que disse isso (Is.40.5). Esta glória foi vista de forma concreta e palpável quando manifestou-se na pessoa Augusta de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. O apóstolo Joaõ diz: E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade (Jo.1.14). A glória de Cristo era a mesma glória que Ele tinha com o Pai antes que houvesse mundo (Jo.17.5). Paulo chama Jesus "o Senhor da glória" (I Co.2.8), e Tiago o chama "nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória" (Tg.2.1). No livro dos salmos Jesus é aclamado como o Rei da glória (Sl.24.7-10). O escritor aos hebreus afirma que Ele é o resplendor da glória de Deus, e a expressa imagem da sua pessoa (Hb.1.3). O apóstolo Pedro testifica dizendo: Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade, porquanto Ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido (II Pe.1.16,17). Amém! 

AS TRÊS MANIFESTAÇÃOES DA GLÓRIA DE DEUS:

1- NA INAUGURAÇÃO DO TABERNÁCULO.

Então, a nuvem cobriu a tenda da congregação, e a glória do SENHOR encheu o tabernáculo, de maneira que Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem ficava sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o Tabernáculo (Ex.40.34,35).

2- NA INAUGURAÇÃO DO TEMPLO.

E, acabando Salomão de orar, desceu fogo do céu e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a Casa. E os sacerdotes não podiam entrar na Casa do SENHOR, porque a glória do SENHOR tinha enchido a Casa do SENHOR (II Cr.7.1,2). 

3- NA INAUGURAÇÃO DA IGREJA.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo concedia que falassem (At.2.1-4). A glória (o poder do Espírito Santo) que encheu a igreja primitiva, continua enchendo a igreja do Senhor até hoje, nos dias atuais. 

Finalmente, a glória de Deus também é revelada através da igreja do Senhor. Jesus compartilhou com os crentes a glória do Pai quando disse: E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um (Jo.17.22). O crente participa da glória e da presença de Deus em sua vida de comunhão com Deus, mediante o poder do Espírito Santo, pelo qual somos transformados de glória em glória (II Co.3.18; Ef.3.16-19; I Pe.4.14). Todo nosso sofrimento, perseguição e renúncia por amor  Cristo, resultará em honra e glória para Deus. Amém!