quarta-feira, 14 de julho de 2021

Sem Prata E Sem Ouro, Mas Com Unção.

E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda (Atos.3.6).

Um homem paralítico, com mais de 40 anos (At.4.22), o qual era coxo desde o ventre da sua mãe, mendigava em uma das entrada que dava acesso ao templo, na porta chamada formosa. Este era posto ali todos os dias para pedir esmolas aos que ali passassem. Quando o coxo viu Pedro e João se aproximarem da porta, ele como de costume lhe pediu uma esmola. Estando ele de cabeça baixa em estado de humilhação, Pedro e João fixando os olhos nele diz: Olha para nós. O coxo levantou a cabeça e olhou para eles esperando receber algum dinheiro, porém foi surpreendido. Ele recebeu algo muito mais valioso do que dinheiro. Pedro disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. O coxo de nascença foi curado, ele recebeu saúde. O homem paralítico não recebeu o que pediu, e sim o que estava precisando. Muitas vezes é assim, Deus não nos dar o que pedimos, mas o que precisamos. 

DEUS MUDOU A HISTÓRIA DO COXO - Parecia não ter mais jeito.

Um homem sem esperança, sem perspectiva de vida e já acostumado com sua rotina cotidiana, era aquele coxo que mendigava a entrada da porta formosa do templo. Ele era trazido todos os dias para a porta formosa, e ali mendigava. Imagine a humilhação que ele passava, poucas pessoas lhe davam atenção, alguns, vez por outra lhe davam alguma moeda. Ele precisava de compaixão, de um olhar de misericórdia, porém era desprezado e o seu destino era uma vida de miséria.

Mas, já estava na agenda de Deus, que naquele determinado dia, a sua vida iria mudar. Deus teve misericórdia daquele homem, usando os apóstolos Pedro e João para lhe beneficiar através do milagre da cura. Com você não será diferente, Deus tem seus planos e seus propósitos, Ele age na hora certa, assim como ele levantou e curou o paralítico, fará também na sua vida. O tempo da sua humilhação vai acabar e você vai se levantar em meio a todas as adversidades e vai saltar de alegria e louvar a Deus pela vitória alcançada.

LIÇÕES DO MILAGRE DA PORTA FORMOSA.
O homem que foi curado era coxo de nascença e vivia mendigando. 
Um retrato do mundo sem Deus.
Os pecadores estão perdidos desde o nascimento e vivem como coxos e mendigos espirituais.
Ele estava à porta do templo e vivia sem esperança.
O mundo rejeita entrar pela porta que é Jesus, por isso vive sem esperança.
Ele esperava receber alguma coisa dos apóstolos. 
O mundo espera receber alguma coisa da igreja. A igreja tem Jesus para oferecer.
O paralítico precisava ser curado para depois glorificar a Deus.
O coxo foi curado pelo poder do nome de Jesus, em seguida entrou no templo e glorificando a Deus.
O mundo precisa ser curado da lepra do pecado, para depois glorificar a Deus.

A igreja tem autoridade no nome de Jesus para falar do Evangelho que cura o corpo e a alma dos pecadores. 
TRISTE REALIDADE.
Hoje com a modernidade temos quase tudo, temos belos templos e catedrais magnificas; porém, em muitos crentes falta autoridade para ordenar em nome de Jesus o Nazareno, e o milagre acontecer.
Conhecemos a história de Tomás de Aquino, o grande teólogo. Um dia viajou para Roma, e o papa convidou-lhe para visitar a catedral, salientando o ouro e a prata que havia no teto e nos muros. Tomás fez este comentário: "Você se lembra que o nosso primeiro papa, Pedro, disse: Não tenho ouro nem prata?". O papa respondeu: "O nosso primeiro papa disse isso, mas hoje já não dizemos isso. "Olhe o teto, olhe os muros; agora temos ouro e temos prata". Tomás de Aquino disse: "Sim, agora temos ouro e prata, mas, podemos dizer: Em nome de Jesus de Nazaré, eu te ordeno, levante-te e anda? Temos ouro e prata, mas não temos aquele poder".
Voltemos ao altar da oração.