quinta-feira, 1 de julho de 2021

MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO.

 

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO. Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a PALAVRA DA RECONCILIAÇÃO (II Co.5.17-19).

O Ministério da Reconciliação é marco que determina o antes e o depois da nossa vida. O termo "Reconciliação" no grego é "katallage". O verbo "Reconciliar" (gr. katallasso), denota "mudar, trocar". Por conseguinte, acerca de pessoas, "mudar de inimizade para amizade, reconciliar". No que tange à relação entre Deus e o homem, o uso deste verbo e de outras palavras relacionadas mostra que a "reconciliação" é primariamente o que Deus realiza, exercendo sua graça para com o homem pecador com base na morte de Cristo em sacrifício propiciatório sob o julgamento devido do pecado. O texto de romanos 5.10 expressa esse pensamento de outra forma: "Porque, se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida". Considerando o fato de que "inimigos" expressa não só a atitude hostil do homem para com Deus, mas também significa que até essa mudança de atitude coloca os homens sob condenação, expostos à ira de Deus. A morte do seu Filho é o único meio de tirar isso, e, assim, "alcançamos a reconciliação". Isto ressalta a atitude do favor de Deus por nós. A expiação é a própria oferta de Cristo sob julgamento divino do pecado. O resultado da expiação é a nossa "reconciliação com Deus". Paulo conclui o seu pensamento dizendo: "E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação (Rm.5.11).

ETIMOLOGIA DA PALAVRA "RECONCILIAR".

Do Latim RECONCILIARE, “juntar novamente”, formado por RE-, “outra vez”, + CONCILIARE, “unir, tornar amigável, juntar em sentimento”, de CONCILIUM, “reunião”, por sua vez formada por COM, “junto”, mais a raiz de CALARE, “chamar”.

A igreja recebeu de Deus o MINISTÉRIO DA RECONCILIAÇÃO para levar a palavra da reconciliação a todas as pessoas, afim destas se reconciliarem com Deus. A missão da igreja é promover a paz, é juntar, é levar as pessoas a se reconciliarem com Deus. Uma vez que fomos reconciliados com Deus por intermédio de Jesus Cristo, somos instrumentos de Deus para conclamar todas as pessoas a se arrependerem e se reconciliarem com Ele. Paulo foi enfático ao dizer: "E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação" (II Co.5.18). O ministério da reconciliação não é um ofício ou dom especial exercido por alguns cristãos, mas é um serviço comum a todos os crentes que foram regenerados e reconciliados com Deus. Que possamos ter a palavra da reconciliação em nossos lábios, na intenção de conciliar situações e proclamar a mensagem do Evangelho que tem poder de reconciliar o homem com Deus. Amém!