segunda-feira, 20 de junho de 2022

O QUE SIGNIFICA "INCIRCUNCISO DE CORAÇÃO" ?

 


De acordo com o que está escrito em Gênesis 17. 9-14, a circuncisão é uma Aliança estabelecida por Deus com Abraão e seus descendentes. A circuncisão foi estabelecida como um sinal ou selo do concerto que o SENHOR fez com Abraão e seus descendentes. A circuncisão como Aliança de Deus era um sinal que marcava três coisas: (1) Reconhecer a Deus como SENHOR deles. (2) Era um selo da justiça mediante a fé (Rm.4.11). (3) Era um memorial para fazer o povo lembrar-se das promessas de Deus. 

COMO ERA FEITA A CIRCUNCISÃO? 

A circuncisão era um ritual que marcava o selo da Aliança de Deus. A circuncisão era feita nos meninos recém-nascidos a partir do oitavo dia ou homens de quem não se tirou a pele que envolve a extremidade do pênis. 

Figuradamente, a expressão "incircunciso de coração", utilizada no Antigo e Novo testamento se refere ao coração não responsivo, rebelde, teimoso, desobediente. Este expressão encontra-se no pentateuco e nos profetas (Lv.26.41; Dt.10.16; 30.6; Jr.4.4; 9.26). Estevão discursando diante dos principais do Sinédrio disse: Homens de dura cerviz e incircunciso de coração e ouvidos, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais (At.7.51), ou seja, eles eram rebeldes, teimosos, orgulhosos e não consagrados ao Senhor. Os gentios eram chamados incircuncisos (Ef 2.11), mas Paulo disse que a verdadeira circuncisão é a do coração (Rm 2.29). 

Enfim, na Lei de Moisés a circuncisão era uma marca exterior para demonstrar obediência e submissão a Deus. Mas na Lei do Espírito, na graça, a circuncisão é feita no coração mediante arrependimento sincero e total obediência ao senhorio de Cristo. Amém!