sexta-feira, 7 de abril de 2023

Cinco Manifestações Do Espírito No Livro Das Crônicas.

 


Na Antiga Aliança, o Espírito Santo se apoderava de algumas pessoas, a fim de revesti-las com poder e capacitá-las para realizar as tarefas que Deus as chamou a cumprir. No livro das Crônicas em especial, ouve várias manifestações do Espírito sobre alguns homens de Deus, os quais são: Amasai, Azarias, Micaías, Jaaziel, Zacarias; em todos os casos, tratava-se do dom de inspiração profética. As expressões sobre a ação do Espírito são as mais variadas: "Entrou o Espírito". "Veio o Espírito". "Passou o Espírito". "O Espírito revestiu". Este mesmo Espírito que operou no passado, ainda hoje opera sobre a igreja do Senhor. Paulo diz: Há diversidade de dons; há deversidade de ministérios; há diversidade de operações. Mas um só é o mesmo Espírito que opera (I Co.12.4-6,11). Quando o Espírito fala, devemos parar e dá ouvidos. 

1- O Espírito sobre Amasai.

Então, entrou o Espírito em Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi! E contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com quem te ajuda! Pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu e os dez capitães das tropas (I Cr.12.18).

2- O Espírito sobre Azarias.

Então, veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Obede. E saiu ao encontro de Asa e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o deixardes, vos deixará (II Cr.15.1,2).

3- O Espírito sobre Micaías.

Então, Zedequias, filho de Quenaana, se chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti? (II Cr.18.23).

4- O Espírito sobre Jaaziel.

Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filho de Asafe, e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus (II Cr.20.14,15).

5- O Espírito sobre Zacarias.

E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também Ele vos deixará. E eles conspiraram contra ele e o apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR. Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá e o requererá (II Cr.24.20-22).

Quando o Espírito fala, devemos dá ouvidos. Por sete vezes se repete esta expressão no livro de Apocalipse: "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas" (2.7,11,17,29; 3.6,13,22). Amém!