quarta-feira, 6 de março de 2019

JOSUÉ NUNCA SE APARTAVA DA TENDA.

E, vendo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava, e inclinavam-se cada um à porta da sua tenda.
E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, tornava ao arraial; mas o moço Josué, filho de Num, seu servidor, nunca se apartava do meio da tenda (Êxodo, 33.7-11). 

A tenda do encontro ou tenda da congregação, era uma tenda especial onde Deus manifestava a sua glória e falava com Moisés. O texto sagrado diz, que o povo que buscava ao SENHOR, saiam das suas tendas e cada um ficava em pé à porta da sua tenda para verem Moisés pelas costas entrar na tenda do encontro, e em seguida verem a nuvem da glória de Deus descer sobre a tenda. Diante desta visão o povo se inclinava e adorava a Deus.
Deus falava com Moisés, e Moisés transmitia a mensagem de Deus para o povo. Porém, havia um moço chamado Josué, que nunca se apartava do meio da tenda.

Josué, nunca se apartava da Tenda. Josué era um jovem que servia a Moisés, ele dedicava todo o seu tempo auxiliando Moisés no seu ministério. Josué não somente servia fielmente a Moisés, como também crescia na sua vida de comunhão com Deus. Ele aprendeu a permanecer longo tempo a sós com Deus. Essa dedicação o preparou para ser o sucessor de Moisés.
Não se apartar da tenda significa estar constantemente na presença de Deus, preferindo antes as coisas sagradas do que os entretenimento seculares. Vivemos uma época em que vem se tornando quase impossível os cristãos viverem uma vida de comunhão com Deus. O fato é que a modernidade vem dominando e ditando um estilo de vida que vem distanciando muitos cristãos de uma vida de comunhão com Deus. Porém, os verdadeiros adoradores não serão dominados pelo sistema, mas continuarão em comunhão profunda com Deus, e nunca irão se apartar da tenda. 

A Tenda significa: Comunhão, devoção, adoração, louvor, gratidão, oração, intercessão, meditação, revelação e conhecimento da palavra de Deus. Na Tenda o nosso caráter é moldado, na Tenda o nosso ego é tirado, na Tenda nós amadurecemos espiritualmente, na Tenda nós aprendemos e crescemos para glória de Deus.

Infelizmente, muitos cristãos se apartaram da Tenda e estão presos na rede. Muitos se tornaram escravos das redes sociais e passam a maior parte do seu tempo online na internet e off-line com Deus. Muitos cristãos não oram mais, nem leem a bíblia, porque estão super ocupados nas redes sociais. Não há nada de errado utilizarmos as redes sociais, desde que seja para glória de Deus. Está escrito: Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus (I Co.10.31). 
Que possamos seguir o exemplo de Josué, que não se apartava da Tenda. Que possamos dar prioridade as coisas de Deus e as demais sejam secundarias.