domingo, 30 de maio de 2021

COLOCANDO A FARINHA NA PANELA.

E voltando Eliseu a Gilgal, havia fome naquela terra; e os filhos dos profetas estavam assentados na sua presença; e disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas. Então, um saiu ao campo a apanhar ervas, e achou uma parra brava, e colheu dela a sua capa cheia de coloquíntidas; e veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam. Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela! Não puderam comer. Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela (II Rs.4.38-41).

No tempo da prosperidade tudo flui muito bem. Mas na adversidade, a escassez bate a porta. A região de Gilgal estava atravessando um momento de crise; a falta de alimentos assolava por todas as partes, e a fome dominava. Havia em Gilgal uma escola dos profetas, e Eliseu era o seu líder, e sempre que havia alguma dificuldade eles recorriam a Eliseu. Quando Eliseu deu a ordem para eles colherem ervas e fazer um caldo; parecia que tudo ia dá certo, mas não deu; todos os planos foram frustrados. Mas Deus muda a situação, pois ele não permite que o mal prevaleça. A palavra de Deus na boca do profeta Eliseu, removeu o mal quando obedeceram a sua orientação e colocaram farinha na panela.

O VENENO É SUTIL. 

É contraditório colocar algo que é tóxico dentro de uma panela de comida saudável. Essa panela pode significar a igreja. Infelizmente tem lideres que não estão vigiando e o mal está se instalando dentro da igreja; há igrejas que suas doutrinas estão contaminadas com parra bravas; e isso tem prejudicado a saúde espiritual da igreja. Essa erva venenosa pode atrofiar a vida espiritual dos crentes e até mesmo levar a morte espiritual. O apóstolo Paulo orientando ao pastor Timóteo disse: Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto,  te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem (I Timóteo, 4.16). A igreja vem sofrendo ataques por vários ventos de doutrinas e muitos líderes estão desapercebidos, e por causa disso, os modismos e as falsas doutrinas camufladas de aparentes verdades estão sendo aceitas no meio do povo de Deus. Precisamos urgentemente de homens de Deus que sejam verdadeiros guardiões da sã doutrina. 

FALTA DE CONHECIMENTO.

E veio e as cortou na panela do caldo; porque as não conheciam (Vers.39b).

Os que colheram as ervas venenosas e colocaram na panela, não fizeram por maldade; e sim por falta de conhecimento. A falta de conhecimento tem levado muitos à destruição. A palavra de Deus diz: O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento (Os.4.6). Por falta do verdadeiro conhecimento da palavra de Deus, muitos líderes espirituais tem levado as pessoas ao erro e ao engano. O conhecimento da Palavra de Deus deve ser prioridade no meio do povo de Deus. As Escrituras nos recomenda: Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR (Os.6.3). Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Tm.2.15). 

O GRITO.

Assim, tiraram de comer para os homens. E sucedeu que, comendo eles daquele caldo, clamaram e disseram: Homem de Deus, há morte na panela. Não puderam comer (Vers.40).

Quem tem o conhecimento e discernimento das coisas, percebe logo o mal, e dá o grito de alerta. Aqueles homens quando perceberam que havia morte na panela, gritaram avisando a Eliseu, para que não comessem. É necessário que haja homens e mulheres de Deus, para discernir onde está o mal, e dá o grito de alerta. Infelizmente estamos vendo muitas coisas contraditórias na igreja, que chegam até a distorcer as doutrinas ortodoxa da fé cristã. É preciso que os profetas de Deus clamem, gritem e denunciem o mal, antes que o prejuízo seja devastador. Porque a morte subiu pelas nossas janelas e entrou em nossos palácios, para exterminar das ruas as crianças e os jovens das praças (Jr.9.21).

COLOCANDO A FARINHA (a Palavra) NA PANELA.

A comida estava contaminada pelo veneno, mas o mal foi eliminado quando o profeta mandou colocar farinha na panela. Porém ele disse: Trazei, pois, farinha. E deitou-a na panela e disse: Tirai de comer para o povo. Então, não havia mal nenhum na panela (Vers.41).

A panela estava contaminada com o tóxico da parra brava, mas nem por isso o profeta ordenou que jogassem fora o caldo. Ele colocou farinha na panela e o mal foi desfeito. A farinha representa a Palavra de Deus, é preciso disposição e coragem para desfazer o mal. O Espírito Santo está procurando homens e mulheres de Deus que tenham coragem de colocar farinha (a Palavra de Deus) na panela contaminada com modismo e heresias.  A palavra de Deus nos diz: O profeta que teve um sonho, que conte o sonho; e aquele em quem está a minha Palavra, que fale a minha Palavra, com verdade. Que tem a palha com o trigo? Diz o SENHOR. Não é a minha Palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a penha? (Jr.23.28,29). 

A parra brava que contaminou o caldo que havia na panela é uma realidade que acontece em nossos dias. Infelizmente o inimigo tem conseguido misturar um veneno letal no meio do povo de Deus, trazendo inovações, modismo, mundanismo e heresias camufladas de verdade. Antigamente se dizia que o inimigo vinha de sapatinhos de lã para não ser percebido; hoje ele está entrando de tamancos em muitas igrejas e muitos não estão percebendo. O povo de Deus está precisando de discernimento e visão espiritual para perceber o mal, e não deixar que ele prevaleça. 

Finalmente, estamos percebendo que está havendo muitos falsos mestres ensinando heresias camufladas de verdades, levando o povo de Deus ao engano e ferindo a sã doutrina com conceitos teológicos que não tem nenhum respaldo Bíblico. Todavia, o Espírito Santo convoca homens e mulheres fiéis a Palavra, para colocarem "farinha", a Palavra na "panela" contaminada com um veneno letal que vem matando espiritualmente a muitos.