sábado, 28 de outubro de 2023

HALLOWEEN - Um Verdadeiro Cristão Comemora Esta "Festa"?


Não participem das obras infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz (Ef.5.11). NVI

E não vos associeis às obras infrutíferas das trevas; pelo contrário, condenai-as (Ef.5.11). BKJ

E não comuniqueis com as obras infrutuosas das trevas, mas, antes, condenai-as (Ef.5.11). ARC

Não são poucos os cristãos que estão aceitando e até participando da "Cultura Americana" que vem sendo implantada no Brasil a chamada de "FESTA DE HALLOWEEN", que é conhecida como o dia das bruxas. Paulo exorta os cristãos de Éfeso a não participarem das obras infrutíferas das trevas, mas, antes, condenar. Um verdadeiro cristão que é leal a Cristo, não se mistura e não participa desta cultura mundana chamada HALLOWEEN. Embora os cristãos estejam no mundo e precisem manter um relacionamento social com as pessoas, todavia, não devem partilhar ou participarem do mesmo estilo de vida pecaminoso dos incrédulos. 

O fruto da luz é oposto às obras das trevas. Cristo é a Luz do mundo, um mundo que vive nas trevas do pecado. Fazer a vontade de Cristo é, portanto, não apenas caminhar na luz, mas refletir a luz e leva-la para trevas, as áreas mais escuras da alma desta sociedade incrédula e alienada de Deus. Aquele que em tudo é leal a Cristo, não pode ser neutro, nem manter silêncio quanto às "obras infrutíferas das trevas", mas deve estar sempre pronto a desmascarar, repreender e denunciar o mal em todas as suas formas. 

Como diz o ditado: "As bruxas estão soltas". A cultura do HALLOWEEN que tem a sua origem nos Estados Unidos, vem ganhando espaço e sendo aceita em muitas nações, inclusive aqui no Brasil. Neste mês de outubro, muitas escolas, colégios, faculdades, instituições religiosas e até condomínios residências promovem e comemoram a "Festa das Bruxas", que é celebrada oficialmente no dia 31 de outubro. Todavia, o verdadeiro cristão não deve comemorar HALLOWEEN, e sim o dia 31 de outubro como o "Dia da Reforma Protestante" iniciada por Martinho Lutero em 31 de outubro de 1517. 

Na festa de HALLOWEEN é uma boa oportunidade para os cristãos pregar o Evangelho de Cristo. Para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de receberem a remissão dos pecados... (At.26.18). Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Co.4.4). A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz (Rm.13.12). Amém!