sábado, 1 de abril de 2017

PROFETIZANDO NO VALE DO IMPOSSÍVEL

Veio sobre mim a mão do SENHOR; e o SENHOR me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos. E me disse: Filho do Homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor JEOVÁ, tu o sabes. Então, me disse: Profetiza sobre estes ossos e dizei-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR! (Ezequiel, 37.1-4).

O profeta Ezequiel, foi comissionado por Deus para repreender Israel no cativeiro por causa de seus muitos pecados, e de suas constantes dureza e rebelião contra Deus, e contra a sua palavra. Ezequiel é  levado cativo para a Babilônia por volta do ano 597 a.C. Ele profetizou 22 anos, falando a todos sobre o julgamento e a salvação de Deus, conclamando-os ao arrependimento e à obediência.
Das muitas visões que Deus deu ao profeta, a visão do vale de ossos secos é uma das que mais se destaca, por ela mostrar o amor de Deus pela nação de Israel, falando de uma restauração espiritual, social e política, de uma completa restituição das suas terras e do retorno total da nação de Israel. 

PROFETIZANDO NO PRÓPRIO VALE.

Deus fez o profeta andar no vale cheio de ossos secos e em seguida lhe mandou profetizar para os ossos secos. Profetizar bênção quando tudo é favorável é fácil, quero ver profetizar quando o caos está estabelecido e não há saída.
Profetizar no vale dos outros é fácil, profetiza no teu próprio vale e Deus fará o milagre.

TRÊS COISAS ACONTECEM QUANDO PROFETIZAMOS NO VALE DO IMPOSSÍVEL:

1- VAI ACONTECER UM REBULIÇO.

Então, profetizei como se me deu ordem; e ouve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima;  mas não havia neles espírito (Ez.37.7,8).
O profeta foi desafiado por Deus para profetizar onde aos olhos humano não havia esperança. Seria impossível na lógica humana aquelas ossos que estavam sequíssimos se juntarem e crescerem carne, nervos e pele. Mas, para Deus nada é impossível (Lc.1.37). Quando Deus quer Ele faz um rebuliço e o que não era passa a ser, e o que não tinha passa a ter, e o que não podia passa a poder, e o que estava embaixo fica em cima, e aquele que era o último da fila passa a ser o primeiro.
Profetiza no teu vale e aguarde o rebuliço de Deus.

2- VAI ACONTECER O MILAGRE DA RESSURREIÇÃO.

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e diz ao espírito: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então, o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo (Ez.37.9,10).
Deus não faz a obra pela metade, Ele começa e termina por completo. Os ossos já haviam se juntados, os esqueletos foram formados e cresceram nervos, carne e pele meles. Porém, precisavam de vida, quando o profeta obedece e profetiza, o milagre da vida acontece. O que antes era um cemitério de ossos secos, agora é um grande exército de homens em plena vida.
É assim que Deus faz, Ele ainda continua o mesmo, é só obedecer e profetizar o que Ele manda e o milagre da ressurreição vai acontecer. Ele vai ressuscitar os teus sonhos, aquilo que você não tinha mais esperança e pensava que havia chegado ao fim, Ele vai fazer um recomeço. A sua história não termina assim, Deus vai ressuscitar todos os seus sonhos. Deus vai colocar uma vírgula, onde o diabo colocou um ponto final e disse que era o fim.
 
3- DEUS VAI RESTAURAR E RESTITUIR TUDO QUE HAVIA PERDIDO.

Então, me disse: Filho do Homem, estes ossos são toda a casa de Israel; eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados.
Portanto, profetiza e diz-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o SENHOR, disse isso e o fiz, diz o SENHOR (Ez.37.11,12,14).
A nação de Israel estava jogada no cativeiro e eles diziam: "Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós estamos cortados". A nação de Israel precisava de uma restauração espiritual, social e política, e de uma completa restituição das suas terras e do retorno total do seu povo.
Foi exatamente isto que Deus prometeu através do profeta Ezequiel, dizendo: Portanto, profetiza e diz-lhes: Assim diz o Senhor JEOVÁ: Eis que eu abrirei as vossas sepulturas, e vos farei sair das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra, e sabereis que eu, o SENHOR, disse isso e o fiz, diz o SENHOR (Ez.37.12,14).
Com você não será diferente, Deus vai restaurar e restituir tudo o que o diabo tirou de você, o tempo das perdas vai acabar e Deus vai transformar o prejuízo em lucro. A sequidão espiritual vai acabar e a chuva do Espírito, vai descer sobre a sua vida. Deus vai virar o teu cativeiro e vai te restituir tudo em dobro. Amém!