quarta-feira, 22 de novembro de 2023

JESUS - O PRIMOGÊNITO DE TODA CRIAÇÃO.


Esta expressão não significa dizer que Cristo foi um ser criado. Muito pelo contrário, "Primogênito" tem o significado que frequentemente lhe é atribuído como o Primeiro quanto à posição de Herdeiro e Preeminente (Ex.4.22; Jr.31.9; Sl.89.27). A primogenitura é aplicada a Cristo como Herdeiro e Soberano de toda a criação, como o Filho eterno (Hb.1.1,2). A primogenitura de Cristo, sinaliza que em tudo Ele tem a preeminência, ou seja, Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele (Cl.1.17). Cristo não é o Primogênito por ser um ser criado, mas por ter em tudo a preeminência, sendo Ele o mais elevado, excelso e sublime.

CINCO VEZES AS ESCRITURAS AFIRMAM SER CRISTO O PRIMOGÊNITO.

1- O Primogênito como o Soberano dos reis da terra.

Também por isso lhe darei o lugar de primogênito; fá-lo-ei mais elevado do que os reis da terra (Sl.89.27).

2- O Primogênito entre muitos irmãos.

Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogênito entre muitos irmãos (Rm.8.29).

3- O Primogênito de toda a criação.

O qual é imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda a criação (Cl.1.15).

4- O Primogênito dentre os mortos.

E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Cl.1.18).

5- O Primogênito dos mortos.

... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra (Ap.1.5a).

As Testemunhas de Jeová questionam: Jesus, Chamado Primogênito, é o Primeiro da Criação? 

Na Tradução do Novo Mundo, versão usada pelas Testemunhas de Jeová, Cl 1.16 está assim: "Porque mediante ele foram criadas todas as [outras] coisas...". 

Ora, se "outras" está entre colchetes é porque não existe no original. Se ele criou todas as coisas é porque Ele é Deus, porque somente Deus é o Criador. A Sociedade Torre de Vigia sustenta que Deus criou o Filho e o Filho criou todas as coisas. Logo, o Pai teria criado outro Deus.  

Bíblia diz que "todas as coisas foram feitas por Ele" (Jo 1.13). 

A versão TNM diz: "Todas as coisas vieram à existência por intermédio dele, e à parte dele nem mesmo uma só coisa veio à existência".  

Deus teria criado outro Deus, a quem outorgara poderes para criar tudo, porém se Ele, o Filho, não se dispusesse a criar, nada seria criado. Quem possui soberana vontade para criar, o possui também para não criar. 

Apesar desse poder criador, a STV diz que o Filho é um deus menor. É   o que está escrito: "O Verbo era [um] deus" (Jo 1.1: TNM). O artigo indefinido "um" está entre colchetes; logo, não existe no original; "Verbo" está com inicial maiúscula, enquanto "deus" está com minúscula. A tentativa foi tão grande de negar a divindade do Filho que se esqueceram desses pormenores, ou não quiseram levar em conta, ou resolveram sofrer as consequências de receberem rigorosa contestação.

"O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação" (Cl 1.15). 

Colossenses 1.16: “Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra...". "Ele é ANTES de todas as coisas criadas". Ora, somente Deus pode ser "antes" de toda a criação. Aqui, uma distinção entre Deus e sua criação. E o Filho se enquadra nessa condição. Se o Filho fizesse parte da criação, não poderia ser "antes" da criação. "O Verbo era Deus... e todas as coisas foram feitas por ele" (João 1.1,3). 

Essa é apenas uma pequena amostra do que fala a Bíblia sobre a divindade do Filho. Fica mais fácil compreendermos o significado de "primogênito" no seu contexto. Vejamos o que diz o dicionário VINE: 

”Primogênito (prototokos), "primogênito (formado de protos, "primeiro", e tikto, "gerar"), é usado acerca de Jesus ter nascido da virgem Maria (Lc 2.7). [Logo, Jesus foi realmente o primogênito de Maria]. Mais tarde, na sua relação com o Pai, expressando sua prioridade e preeminência sobre a criação, não no sentido de ser o "primeiro" a nascer. É usado ocasionalmente acerca da superioridade de posição no Antigo Testamento; veja Êx 4.22; Dt 21.16,17, sendo a proibição contra o mal de designar a posição privilegiada do "primogênito" a alguém nascido subsequentemente ao primeiro filho. 

Jesus Cristo é o Primogênito de toda a criação, pelo fato de ter a primazia sobre todas as coisas criadas, sendo Ele mesmo o próprio Criador e não um ser criado. Amém!