quinta-feira, 7 de novembro de 2019

ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA.

E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer... (Ne.6.3).

Neemias era um patriota, um homem que amava a sua pátria, mas além de amar sua pátria, ele amava a Deus acima de tudo. Neemias foi um homem de fé e coragem, ele enfrentou grandes oposições e teve que vencer os desafios da sua época. Fazer a obra de Deus nunca foi tarefa fácil, todos quantos se despuseram em fazê-la sofreram oposições e perseguições. Fazer a obra de Deus é algo que incomoda o inferno, enquanto você não faz nada em prol do Reino de Deus, nenhuma oposição se levanta contra você. Mas quando começamos a fazer a obra de Deus, geralmente os opositores e os inimigos da obra se levantam. A grande estratégia de Satanás é lançar tropeços para tentar nos intimidar e nos fazer largar mão da obra. Mas, quem ama verdadeiramente a obra de Deus, não se intimida com as ameaças de Satanás. Deus nos chamou para fazermos uma grande obra, e esta obra não pode parar. Os opositores sempre irão se levantar, como se levantaram contra Neemias, isto não é anormal, mas maior é o que está conosco, maior é dono da obra, que nos diz: Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra tem uma recompensa (II Cr.15.7).

ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA E NÃO POSSO PARAR...

PARA DAR ATENÇÃO AOS OPOSITORES DA OBRA.
Os opositores querem a nossa atenção para nos entreter, nos desvirtuar e tira o nosso foco principal que é a obra de Deus.

PARA DAR ATENÇÃO AOS POLÍTICOS OPORTUNISTAS.
Esses são os que se aproximam dos que lideram na Casa de Deus, para querer barganhar, negociar e obterem vantagens naquilo que irão lhes beneficiar.

PARA DAR ATENÇÃO AOS BAJULADORES.
Esses são os que usam de lisonjas demonstrando um sentimento falso com palavras fingidas. Com seus falsos elogios, eles tem a intenção de tirar proveito para adquirir algo. Quanto a estes a Bíblia diz: Seduziu-o com a multidão das suas palavras, com as lisonjas dos seus lábios (Pv.7.21).
O homem que lisonjeia seu próximo arma uma rede aos seus passos (Pv.29.5).
Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. Fiéis são as feridas feitas pelo que ama, mas os beijos do que aborrece são enganosos (Pv.27.5,6).

PARA DAR ATENÇÃO AOS SEMEADORES DE CONTENDAS.
São os que estão infiltrados no meio do povo de Deus, como agentes de Satanás, causando problemas com fofocas, andando como mexeriqueiros e semeando contendas para tentar atrapalhar a obra de Deus. Os tais devem ser disciplinados ou até mesmo eliminados para não causarem um dano maior na obra de Deus. A palavra de Deus adverte: Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; não te porás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o SENHOR (Lv.19.16).

Finalmente, assim como Neemias, estamos fazendo uma grande obra para Deus e não devemos descer. Quem está fazendo a obra, está em cima e por cima. Não podemos parar e descer ao nível dos inimigos da obra. Devemos ser prudentes, porque é isto que Satanás quer, ele quer que desçamos ao nível dos opositores, para nos perturbar, nos tirar da graça e nos desviar do nosso alvo principal, a obra de Deus. Portanto, que possamos responder juntamente com Neemias, para os opositores da obra: ESTOU FAZENDO UMA GRANDE OBRA, E NÃO POSSO DESCER...