terça-feira, 17 de janeiro de 2023

MOISÉS - O Homem Mais Manso Da Terra.

 

E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (Nm.12.3).

Esta referência a Moisés como homem mais manso da terra é provavelmente uma explanação complementar escrita por Josué após a morte de Moisés. O termo original aqui, no hebraico é "ãnãw" que significa tanto manso como humilde. A mansidão e humildade de Moisés consistia em sua confiança plena em Deus como seu Senhor. Quando sob afronta ou ameaça, Moisés dependia de Deus e nEle confiava como seu Juiz. 

Este episódio aconteceu, quando Miriã e Arão falaram contra Moisés por ele ter casado com uma mulher etíope (cuxita); o que não era nem moral nem legalmente errado. A queixa de Miriã e Arão era um pretexto fingido para encobrir a inveja que nutriam devido à autoridade de Moisés. Isto fica claro quando questionam dizendo: Porventura, falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR ouviu isso (Nm.12.1,2). Deus saiu em defesa de Moisés e condenou a atitude de Miriã e Arão por terem criticado Moisés por haver casado com uma mulher cuxita. Embora Miriã e Arão fossem líderes de Israel, não tinham o direito de contestar a vida particular de Moisés nem a sua autoridade. O próprio Deus deu testemunho da autoridade de Moisés, mostrando para Miriã e Arão que Moisés era um profeta especial e diferenciado (leia vv.4-8). O pecado de Miriã e Arão ao criticarem Moisés foi falta de temor de Deus e desacato à sua palavra através do seu profeta Moisés. Moisés foi mediador do antigo concerto, assim como Jesus é o mediador do novo (cf Hb.3.2-6). Deus falava diretamente com Moisés (v.8), e daí, a palavra que Moisés transmitia ao povo era a palavra autêntica de Deus. 

Moisés, Manso e Humilde.

Como profeta semelhante a Cristo, Moisés tinha essas virtudes. Jesus disse: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt.11.29). Todavia, é bom deixar claro que, mansidão não é covardia. Moisés teve seu momento de ira, quando ele desceu do monte e viu o povo na anarquia adorando um bezerro de ouro, ele lançou as tábuas da Lei, que foram despedaçadas e tomou o bezerro e queimou no fogo (Ex.32.19,20). Com Jesus não foi diferente, quando Ele chegou no Templo, na Casa de Deus e viu os cambistas e vendedores fazendo negócio, Ele irou-se, e com um chicote lançou todos fora com seus animais e virou as suas mesas e cadeiras, e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões (Mt.21.12,13; Jo.2.13-17). O zelo pelas coisas de Deus, pelo que é sagrado, levou tanto Moisés como Jesus a terem esta ira e confrontarem os errados. Ser manso não é ser covarde. Ser humilde não é andar mau vestido, de andar lento e cabeça baixa. Muitos confundem humildade com pobreza, acham que ser humilde é não ter riquezas, não ter casa, não ter carro, nem bastante roupas e calçados. Sabemos que isso não é verdade, pois existem muitas pessoas pobres que são soberbas e orgulhosas, que se pudessem nem pisava no chão, por sua arrogância e falta de humildade. 

Essa declaração a respeito de Moisés, que ele era o homem mais manso da terra, só foi dita depois que ele se converteu, mudou de rumo, de direção, de atitude. Será que Deus não está esperando tomarmos uma posição para Ele declarar algo a nosso respeito? A respeito de Jó ele disse para o diabo: "Tens observado o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, reto, e temente a Deus, que se desvia do mal” (Jó 1:8). O que será que o Senhor teria a dizer a nosso respeito? Será que a nossa falta de humildade não está sendo um impedimento para Deus cumprir os seus propósitos em nossa vida? Nunca esqueça! Ele só conta com os humildes, está escrito: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (Tg.4.6). Deus da graça, aprova e abençoa quem deixa o seu eu de lado, e permite que o EU SOU reine plenamente em sua vida. Amém! 

Obs.: Partes do texto desta postagem foi extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.252 e 253.