terça-feira, 3 de janeiro de 2023

A IGREJA ESTÁ EDIFICADA SOBRE PEDRO?


E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interregou os seus discípulos, Dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem? E eles disseram: Uns João Batista; outros, Elias, e outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que eu sou? E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue quem to revelou, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mt.16.13-18).

Neste texto, especificamente no que diz respeito a confissão de Pedro, quando ele responde a pergunta feita por Jesus, há uma polêmica por erro de interpretação. Os teólogos da Igreja Católica Romana argumentam que Jesus estava dizendo que edificaria sua igreja sobre Pedro, uma posição que o leva ao domínio do papado. Todavia, há um consenso entre os estudiosos da Bíblia, em afirmarem que, a igreja não foi e não estar edificada sobre Pedro, e sim em Cristo.
O significado desta passagem é que Cristo edificará a sua igreja sobre a verdade da confissão feita por Pedro. Jesus emprega um trocadilho, Ele usa a expressão no grego "Petros" para Pedro, que significa pedra, uma pedra pequena. A seguir, Ele diz: "Sobre esta pedra" (gr. petra, que significa uma grande rocha maciça ou rochedo) edificarei a minha igreja. Isto é, sobre a confissão feita por Pedro. 

PROVAS À LUZ DA BÍBLIA QUE JESUS É A PEDRA NA QUAL A IGREJA ESTÁ EDIFICADA:

PEDRO AFIRMA: 

Ele é a Pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina (At.4.11).

Pedro também afirma que Ele é a Pedra viva, Eleita e Preciosa: "E, chegando vós para Ele, a Pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa (I Pe.2.4).

PAULO DECLARA:

Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo (I Co.3.11).

Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina (Ef.2.20).

Em nenhum lugar as Escrituras declaram que a igreja está edificada sobre Pedro e que Pedro seria a autoridade suprema e infalível sobre todos os demais apóstolos. Nem está escrito na Bíblia que Pedro seria o representante de Cristo e que teria sucessores infalíveis e cabeças da igreja. Tais idéias são invenções do homem e não a verdade das Escrituras. 

Concluindo, se na verdade, a igreja estivesse edificada sobre Pedro, já teria sido destruída, porque o seu "fundamento" falho e falível morreu e não ressuscitou. Mas Cristo o verdadeiro fundamento da igreja, morreu e ressuscitou, Ele está vivo pelejando pela sua igreja. Amém!

* Algumas partes do texto escrito desta postagem foram extraídos da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1421.