sexta-feira, 25 de setembro de 2020

DESFRUTANDO OS RESULTADOS DA BOA SEMEADURA.

Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra (Ec.11.1,2).

Lança o teu pão sobre as águas ... O que significa isso? Alguns comentaristas concordam que uma semeadura de fé esteja envolvida nesta expressão do sábio Salomão, todavia, não há um significado exato. Alguns dizem que a frase se refere a filantropia ou às boas ações; outros pensam que se refere a uma atividade comercial. 

Há duas maneiras de se interpretar esta expressão: Uma delas é que a ordem de lançar o pão sobre as águas está simbolicamente relacionada ao comércio por via marítima nos dias do autor do Eclesiastes. Negociantes tomavam o barco, o carregavam com os bens que haviam produzido e zarpavam para comercializar em outras terras. Depois de alguns dias em viagem e envolvidos na comercialização no destino escolhido, voltavam com os resultados do trabalho.

Há também a interpretação que remonta à prática agrícola na Palestina. O trigo e a cevada, ingredientes básicos do pão, tinham suas sementes lançadas sobre as águas na época das enchentes dos rios. Depois que as águas baixassem, as sementes germinavam e floresciam, possibilitando uma grande colheita. Evidentemente, havia no processo um componente de fé, considerando que, mesmo sem saberem quantas semente germinariam, os agricultores mantinham a confiança de que a colheita seria abundante.

A partir dessas interpretações, há o tradicional entendimento de que a prática da bondade será recompensada. A lei da semeadura é certa, tudo que semeamos volta para nós, seja boa ou má. A lei da semeadura e colheita é infalível em todas as áreas da vida, razão pela qual devemos sempre procurar fazer o bem. Falando sobre este tema, Paulo diz: "E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido"(Gl.6.9). Há um ditado que diz: "Quem semeia vento, colhe tempestade". A semeadura é como jogar bumerangue, ela sempre volta. 

Que possamos lançar o nosso pão, aquilo que temos de melhor, para ajudar, socorrer e beneficiar a muitos, sem nenhum interesse de troca. Não desista, nem canse de fazer o bem, porque do SENHOR vem a recompensa. Amém!