sexta-feira, 22 de abril de 2022

O PÃO QUE MULTIPLICA-SE.


Lança o teu pão sobre as águas, porque, depois de muitos dias, o acharás. Reparte com sete e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra (Ec.11.1,2).

Um dos sentidos da palavra hebraica traduzida por "pão" é grão. A ideia primária desta expressão, "lança o teu pão sobre as águas", é referente ao costume egípcio de espalhar sementes ou grãos sobre as águas do rio Nilo, quando transbordava e suas águas inundavam as terras. Aqueles grãos ficavam soterrados e depois de certo tempo germinavam e produzia uma grande colheita. Podemos aplicar essa fato à nossa disposição de sermos generosos e prestativos em tempo oportuno. Devemos repartir voluntariamente o nosso pão, pois não sabemos se um dia iremos enfrentar uma grande necessidade. Na verdade a roda gira, e pode acontecer de quem estar em cima ficar em baixo, e quem estar em baixo ficar em cima.   

A PRIMEIRA MENÇÃO A PÃO NA BÍBLIA.

O pão é o alimento mais antigo do mundo, o termo "pão" é citado pela primeira vez em Gênesis 3.19 onde o SENHOR diz a Adão: No suor do teu rosto, comerás o teu pão ... Pão aqui tem o sentido de alimento em geral. A palavra "pão" aparece no texto Sagrado cerca de 390 vezes com suas variações. Pão na Bíblia tem vários símbolos e seus significados, pão é alimento, pão é provisão, o Pão é Cristo, o Pão é a Palavra. 

1- Pão é Alimento diário. 

O pão nosso de cada dia dá-nos hoje (Mt.6.11).

2- Pão é Provisão e Suprimento de Deus.

Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão (Sl.37.25).

2- Pão é Cristo.

Jesus disse: Eu sou o pão da vida (Jo.6.35,48).

3- Pão é a Palavra.

Jesus disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus (Mt.4.4; Lc.4.4). 

Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e a alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jr.15.16).

TRÊS MULTIPLICAÇÕES DE PÃES NA BÍBLIA.

1- Vinte pães satisfazem a fome de cem homens (II Rs.4.42-44).

2- Cinco pães e dois peixes alimentam cinco mil homens, além das mulheres e crianças. Este episódio é registado nos quatro evangelhos (Mt.14.13-21; Mc.6.30-44; Lc.9.10-17; Jo.6.1-15). Segundo estudos foram cerca de 21 mil pessoas.

3- Sete pães e alguns peixinhos, alimentam quatro mil homens, além das mulheres e crianças. Este episódio é narrado apenas nos evangelhos de Mateus e Marcos (Mt.15.29-39; Mc.8.1-10). Nesta ocasião foram cerca de 19 mil pessoas.

O pão é abençoado e se multiplica quando alguém reparte e compartilha o pouco que tem com aqueles que necessitam. Um homem levou vinte pães ao profeta Eliseu e o milagre aconteceu quando cem homens saciaram sua fome. 

Se o rapaz não doasse seu lanche de cinco pães e dois peixes para Jesus abençoar, partir e mandar os discípulos distribuírem com a multidão, o milagre não teria acontecido.

No milagre, Deus supri e ainda sobra, sobraram doze cestos de pedaços de pão. Porque o Pão de Deus nunca se acaba. Ainda hoje estamos comendo deste Pão, que é a Palavra de Deus.

Jesus Cristo é o mesmo (Hb.13.8), Ele ainda opera milagres. Ele vai multiplicar, vai suprir e ainda vai sobrar. Você crer? Se creres, verás a glória de Deus! Disse Jesus (Jo.11.40). Amém!