quinta-feira, 12 de abril de 2018

SEXTA FEIRA 13, REALIDADE OU SUPERSTIÇÃO?

E estando Paulo no meio do Areópago, disse: Varões atenienses, em tudo vos vejo um tanto supersticiosos; porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio (Atos, 17.22,23). 

Sexta feira 13, conhecida por muitos como o dia do azar. Temido pelas pessoas que são supersticiosas. O termo Superstição do latim é superstitĭo, a superstição é uma crença que é contrária à razão e alheia à fé religiosa. O supersticioso crê que certos fenômenos têm uma explicação mágica ou mística. Eles dizem que as superstições aparecem como explicação para muitos fatos que desconhecemos. A superstição é um mito que vem desde os tempos remotos, os povos antigos já tinham suas crendices em fatos relacionados ao mundo invisível. Paulo em Atenas, percebeu que os cidadãos atenienses eram supersticiosos, e baseado na sua crença, ele pregou a sua mensagem. 

Quando ouvimos a palavra Sexta-feira 13 já ficamos logo assustados e lembramos de todas as velhas superstições que englobam gatos pretos, espelhos quebrados, não passar por debaixo das escadas e muitos outros que nos permite acreditar que tragam azar, mas isso são apenas superstições, que nossa cultura adotou com o passar dos séculos.

Para os místicos este dia está associado a evolução de todo ser e também é um dos dias mais poderosos, pois o número 13 somado é igual a 4 ( 1+3=4 ) e o número 4 significa o tudo existente, os quatro elementos, água, fogo, terra e ar. A sexta-feira 13 para os romanos, na antiguidade, era o dia dedicado ao deus da guerra; não tinha nada de azarento. Com o passar do tempo, alguns acontecimentos dados nesta época marcaram este dia. Transformando a Sexta-feira 13 em um dia temido por muitas pessoas. Uma lenda europeia diz que na Sexta-feira 13 “as bruxas estão a solta”.

Acreditem se quiser, mas as superstições e o azar estão ligados a acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para nossos insucessos ou fracassos, muitas das vezes resultantes de nossa própria falta de fé, cuidado e esforço. Quando nós não conseguimos o que queremos, colocamos a culpa logo no "AZAR", mas quando tudo passa a dá certo, aí dizemos que somos “SORTUDOS”.

A superstição é derivada da nossa falta de fé e conhecimento da palavra de Deus, mas quando nos tornamos maduros na fé e no conhecimento, nossa forma de pensamento muda completamente. 

As Superstições muitas vezes é uma forma das pessoas encontrarem desculpas para os seus erros e fracassos. Por exemplo: Quando um gato preto atravessa nosso caminho logo pensamos que teremos um dia inteiro de azar; há quem diga que você terá a real certeza de “azar” se você o chutar. Quando quebramos um espelho acidentalmente morremos de pavor achando que teremos 7 anos de azar. Ao passarmos por debaixo de uma escada também pensamos que nosso dia será desastroso, cheio de azar. Quando passamos por uma encruzilhada e nos deparamos com um despacho, sentimos receio e passamos de largo, temendo ser atingido pelo mal. 

A ligação ao número 13 deve-se ao fato de que foi numa sexta-feira que Cristo foi crucificado, após a última ceia onde estiveram presentes 13 pessoas, Cristo e os 12 apóstolos, sendo traído por Judas, que se enforcou também numa sexta-feira. As pessoas que evitam a influência do número 13 a todo o preço são consideradas triscaidecofóbicos. Por causa da superstição, o número 13 tem sido extinto em muitos andares de edifícios e repartições. E se você nunca pensou bem nisto, olhe à sua volta e veja quantos prédios de hotéis não contam com o décimo terceiro andar ou com o quarto número treze. E também você nunca sentiu a falta da tecla F13 do seu computador?

Todavia, tudo isto é superstição, e está relacionada a falta de fé em Deus e conhecimento da sua palavra. A palavra de Deus nos diz: Toda ferramenta preparada conta ti não prosperará; e toda a língua que se levantar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do SENHOR e a sua justiça que vem de mim, diz o SENHOR (Isaías, 54.17). O verdadeiro cristão não é supersticioso, porque a sua fé está fundamentada na palavra de Deus, e ele não teme a sexta feira treze, nem acredita que a sua vida está azarada por causa de fatos ocorridos em sua vida, por causa de olho gordo ou trabalho de macumba. Porque está escrito: Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel ... (Números, 23.23). Muito pelo contrário, Deus é o nosso escudo, defesa e proteção. Está escrito: Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza e nele confiarei (Salmos, 91.1,2). Assim podemos declarar, todos os dias, inclusive na sexta feira treze: Nenhum mal me sucederá, nem praga alguma chegará na minha casa, porque Grandes coisas fez o SENHOR por nós, e, por isso, estamos alegres (Salmos, 126.3). Amém!