segunda-feira, 1 de abril de 2019

O RETORNO AO ALTAR DA PALAVRA.

Afirmo-vos a verdade, e não minto ao declarar que para isso fui designado pregador, apóstolo e mestre dos gentios na fé e na verdade (I Timóteo, 2.7). 

Paulo foi um autêntico pregador do evangelho, ele não buscava a sua própria glória, mas buscava ser fiel ministro do Senhor. Paulo primava pela ortodoxia da palavra, ele pregava e ensinava a palavra de Deus buscando ser fiel as Escrituras; além de instruir os seus liderados a seguirem o seu exemplo. Paulo foi um homem que viveu no altar da palavra.

Pregador do evangelho, é aquele que recebe de Deus a sublime missão de pregar a palavra de Deus. Aquele que prega a palavra de Deus, deve ter a consciência que ele é um representante de Deus, e que ele fala em nome de Deus. O pregador é um arauto do evangelho e ele deve se esforçar para viver o que prega. Um pregador autêntico e convicto da sua chamada ele procura viver de forma irrepreensível. O apóstolo Paulo muito valorizou esse título, por duas vezes, escrevendo a Timóteo, ele diz: Afirmo-vos a verdade, e não minto ao declarar que para isso fui constituído pregador, e apóstolo, e mestre dos gentios, na fé e na verdade (I Tm.2.7; II Tm.1.11).
Um pregador é um mensageiro a serviço do reino de Deus. Diz a bíblia: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm.10.17). Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Rm.10.14). Quem prega deve pregar a palavra, o seu tema principal deve ser Cristo, nas suas mensagens não pode faltar a mensagem da cruz. O manual do pregador e o seu livro principal deve sempre ser a bíblia. Um verdadeiro pregador não busca glórias para si, porém a glória de Deus se manifesta através dele. Um certo pregador disse: "A glória de um pregador é a glória dispensada a Cristo". O grande pregador João Batista, disse: É necessário que ele cresça e que eu diminua (João, 3.30). Que todos nós pregadores possamos repetir junto com o apóstolo Paulo, o pregador dos gentios: Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica (II Co.3.5,6). A Deus seja a glória. 

Na atualidade, estamos vendo um evangelho adulterado, sendo pregado de forma antibiblica, de maneira que tem dado tristeza ouvir falar deste tipo de evangelho. Os escândalos que se propagam na mídia tem trazido um desconforto para o povo de Deus, por causa daqueles que se dizem servos do Senhor, ministros do evangelho. Mas, será que aquilo que pregam tem a ver com as verdades da Bíblia Sagrada? Uma das grandes preocupações de Paulo com seu filho Timóteo, foi alertá-lo dos erros do final dos tempos e chamá-lo a ser fiel à palavra de Deus, conclamando-o a pregar a palavra: " Conjuro-te diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos , na sua vinda e no seu reino a que PREGUE A PALAVRA ! (II Tm.4.1,2). O mundo esta precisando ouvir a sã palavra, a genuína palavra de Deus, não misturada com ideias e filosofias humanas. É necessário que os pregadores voltem a pregar a palavra sem adulterá-la, a ortodoxia da palavra deve ser mantida e o retorno ao altar da palavra deve ser urgente.

COMICHÃO NOS OUVIDOS.

Paulo adverte Timóteo, seu filho na fé, de que viria tempo em que as pessoas não iriam suportar a sã doutrina; mas iriam contratar doutores para pregarem conforme os seus próprios desejos, e teriam coceira nos ouvidos para não ouvirem a genuína palavra de Deus. Também muitos iriam apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (II Tm.4.3,4; I Tm.4.1).
Eu fico triste ao observar que as pessoas hoje gostam de serem enganadas. Igrejas denominadas evangélicas, onde os pregadores não são fiéis a sã doutrina, e pregam aquilo que agrada aos ouvidos do povo, infelizmente são muitas. A principal recomendação de Paulo ao jovem pastor Timóteo, e que ele pregue a palavra. Paulo prevê por uma visão do Espírito, que chegaria um tempo em que as pessoas não iriam suporta ouvir o verdadeiro ensino da palavra de Deus, e que estas pessoas contratariam pregadores para pregarem de acordo com suas conveniências. Infelizmente, esse tempo já chegou, estamos vivendo uma época em que muitos só querem pregar aquilo que o povo quer ouvir, ou gosta de ouvir; mas o grande desafio é, que Deus quer usar os pregadores para falar aquilo que o povo precisa ouvir.
De que adianta enganar o povo com mensagens sensacionalistas? No livro de Apocalipse 12.9, o diabo é chamado de enganador; então se a mensagem não é fundamentada na Bíblia e não é segundo o desejo de Deus aos homens, é engano, e é do diabo. O diabo pode até dar algo mais rápido do que Deus, mas ele busca tudo de volta e o preço a pagar é muito caro. Está escrito: De que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma (Mt.16.26).

A Palavra de Deus deve ser pregada com verdade, e aquele que prega deve ser fiel. Paulo diz: Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel (I Co.4.1,2). A palavra de Deus é a única que satisfaz aos ouvidos e atende as carências da alma; ela é absoluta e permanece para sempre. Portanto, que os pregadores da palavra, preguem o genuíno Evangelho e vivam a ortodoxia da palavra. Voltemos com urgência ao altar da palavra! Amém!