domingo, 10 de julho de 2011

RESISTINDO A TENTAÇÃO.

Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam (Tiago, 1.12).  
Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus  é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar (I Co.10.13).

A tentação vem para todos, nenhum de nós estamos isentos de sermos tentados, o próprio Jesus foi tentado, a bíblia diz que em tudo ele foi tentado, porém não pecou. Ser tentado não é pecado, pecado é ceder a tentação. A melhor maneira de se livrar da tentação não é rendesse a ela, e sim procurar fugir dela. Segundo o dicionário de Aurélio, tentação é o ato ou efeito de tentar; é a disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis. Biblicamente podemos dizer, que é um convite ao pecado. No sentido das provações, também significa as lutas e provações pelas quais temos que passar. A verdade é que, é impossível o crente viver sem provações, e as tentações fazem parte das provações na vida cotidiana do crente.

A ORIGEM DA TENTAÇÃO:

A carne.    
Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis (Gálatas, 5.17).

O mundo. 
Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provem do pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente (I João, 2.15-17).

O Diabo.  
Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar (I Pedro, 5.8).

AS TRÊS ÁREAS DA TENTAÇÃO (I João, 2,15-17).

As paixões da carne.
A cobiça dos olhos.
A soberba da vida.

O PROCESSO DA TENTAÇÃO (Tiago, 1.12-15).

Atração.
Sedução. 
Desejo.                  
Ação.
Consumação. 
Morte espiritual.

A TENTAÇÃO PARTINDO DO OLHAR:  

O olhar de Eva.        * Gênesis, 3.6.
O olhar de Acã.        * Josué, 7.19-22.
O olhar de Sansão.  * Juízes 14.1,2.
O olhar de Davi.       * II Samuel, 11.1,2.
 
A TENTAÇÃO ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS.  

A tentação de Eva.                * Gênesis, 2.16,17; 3.1-5.  
A tentação do profeta novo.  * I Reis, 13.1-24; Gálatas, 1.8,9.
A tentação de Jesus.             * Mateus, 4.1-11.  

OITO PASSOS PARA VENCER A TENTAÇÃO: 

1- Andando no Espírito.          
Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne. Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis (Gálatas, 5.16,17).

2- Fugindo do pecado.
Fugi, portanto, da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, fora do corpo os comete; todavia quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo (I Co.6.18).               

3- Sendo vigilante.
Sede sensatos e vigilante. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar (I Pedro, 5.8).  

4- Sujeitando-se a Deus.
Portanto, sujeita-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós (Tiago, 4.7).

5- Através da fé.                       
Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nosso fé! (I João, 5.4). 

6- Através da oração.               
Chegando ao lugar, Jesus lhes instruiu: Orai, para que não venhais a cair em tentação (Lucas, 22.40).

7- Através da palavra de Deus.
O tentador aproximou-se então dele e disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Jesus, porém, afirmou-lhe: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra  que sai da boca de Deus (Mateus, 4.3,4).

8- Através da santificação.        
A vontade de Deus é esta: a vossa santificação; por isso, afastai-vos da imoralidade sexual. Cada um de vós saiba viver com seu próprio cônjuge em santidade e honra (I Ts.4.3,4). 

CONCLUSÃO:
O pecado é atrativo, a carne é fraca e o Diabo não brinca de ser Diabo. Quem subestima o pecado e brinca com ele poderá ter um fim trágico como teve Sansão.