segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

OS DONS E A VOCAÇÃO SÃO SEM ARREPENDIMENTO?

Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento (Rm.11.29 ARC).

Pois os dons e o chamado de Deus são irrevogáveis (Rm.11.29 NVI).

Os comentaristas são unânimes em afirmar que o referido versículo está num contexto onde Paulo está fazendo uma exposição sobre a eleição de Israel. Não há referência alguma aos dons espirituais. A ênfase do texto está relacionada a soberania de Deus e sua imutável fidelidade, no fato de que Deus não muda de opinião a respeito das suas promessas e dádivas, apesar do homem poder negligenciá-las e perdê-las.

O contexto desta passagem tem a ver com Israel e os propósitos de Deus para aquela nação, e não aos dons espirituais ou à vocação ministerial relacionados com a obra do Espírito Santo na igreja. 

O assunto tratado nos capítulos 9-11 atinge o ponto culminante nessa seção em que Paulo revela um mistério, isto é, algo que estava oculto e foi revelado pelo evangelho (Rm.16.25; I Co.2.7; Ef.6.19; Cl.2.2; I Tm.3.16). O mistério é: Veio o endurecimento em parte a Israel, até que haja entrado a plenitude dos gentios (Rm.11.25). Deus cumprirá o plano para salvar seu povo, Israel. O endurecimento dos judeus é parcial e temporário e chegará ao fim quando o Senhor cumprir os seus propósitos com os gentios (Rm.11.25-27). 

Com respeito à eleição, Deus não rejeitou Israel, pois não pode alterar a sua promessa aos patriarcas (Rm.11.28,29). Paulo conclui que tanto judeus como gentios desobedeceram a Deus e somente pela misericórdia de Deus podem ser salvos (Rm.11.30,31). Paulo canta louvando a Deus ao concluir sua exposição sobre o plano soberano, misterioso e gracioso de Deus para a salvação da humanidade (Rm.11.33-36).

Tudo o que Deus faz por nós se deve à sua graça, e não a nosso próprio mérito. Deus merece ser glorificado porque concede vida, sustenta todas as coisas e determina o seu propósito sobre tudo o que existe. Por tudo isso, o cristão deve sempre louvar o Senhor. A Ele, a glória, a honra e o louvor, eternamente. Amém! 

Fonte: Texto extraído e articulado da Bíblia de Estudo Pentecostal, e Comentário Bíblico Africano.