quarta-feira, 15 de novembro de 2023

A PALAVRA É VIVA E EFICAZ.


Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb.4.12).

Neste versículo vamos encontrar três definições da Palavra de Deus: Ela é viva. Ela é eficaz. Ela é penetrante. Ela é viva porque está sempre em ação, nunca parada, mas sempre em movimento. A Palavra está em ação para salvar, para curar, para libertar e dá vida a humanidade que está morta em seus delitos e pecados. Ela é eficaz porque produz efeitos, não falha, não volta vazia, não erra o alvo, mas produz os efeitos que lhe apraz. Ela é uma Espada cortante que penetra no mais íntimo do nosso ser para discernir os nossos pensamentos e intenções do coração, se são espirituais ou não. Tem dois gumes e corta de ambos os lados, ou para salvar ou para condenar. 

Todos nós, os cristãos, devemos expressar um grandioso amor à Palavra de Deus. Nela encontramos promessas, provisão, mandamentos, oração, direção, consolo, proteção, testemunho, ensino, sabedoria, verdade, justiça e repreensão. O nosso apego a Palavra deve ser constante. Ler e meditar na Palavra, deve ser a nossa pratica diária. Mediante a leitura e meditação da Palavra e pela pratica da oração, cresceremos em graça e conhecimento. À medida que o nosso amor crescer por Ela, ficaremos mais íntimos da Palavra.

TRÊS TIPOS DE PREGADORES:

1- Os que pregam Fora a Palavra.

2- Os que pregam Sobre a Palavra.

3- Os que pregam a Palavra.

Devemos Pregar a Palavra...

Com Ousadia (At.4.31).

Com Poder (At.4.33a).

Com Graça (At.4.33b)

Quem Prega a Palavra Deve...

Amar a Palavra (Sl.119.97,140).

Ler e Meditar a Palavra (I Tm.4.13; Js.1.8).

Manejar Bem a Palavra (II Tm.2.15).

A PALAVRA DE DEUS É:

Alimento (Jr.15.16; I Pe.2.2).

Escudo (Pv.30.5).

Espada (Ef.6.17).

Espelho (Tg.1.22-25).

Fogo (Jr.23.29a).

Martelo (Jr.23.29b).

Lâmpada (Sl.119.105).

Doce mais que o Mel (Sl.19.10; 119.103).

CONSELHO AOS PREGADORES:

Não Pregue Filosofia Humana.

Não Pregue Achismo Teológico.

Não Pregue Talmude dos judeus.

Não Pregue Usos e Costumes.

Pregue a Palavra, simplesmente a PALAVRA.

Pregue a Palavra e deixa o Espírito Santo fazer a obra que lhe apraz. Amém!