domingo, 5 de março de 2023

PÉRGAMO - Trono de Satanás.


E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita (Ap.2.12,13).

A mensagem à igreja de Pérgamo é enviada por aquele que tem a espada afiada de dois gumes. Isto é uma referência à vitória e ao julgamento vindouro por Cristo (Ap.19.15). Jesus elogia a igreja de Pérgamo por sua firmeza e persistência na fé, habitando no centro do domínio de Satanás, exemplificada por Antipas, que morreu por sua fé.

Pérgamo (atual Bergama), antiga capital da Ásia Menor, cujo nome significa "centro defensivo ou fortaleza". Foi em Pérgamo que primeiro se trabalhou o couro de cabras e ovelhas como material de base para escrita (pergaminho), dando origem ao formato (códice) que o livro tem hoje. 

Pérgamo ficou conhecida como centro oficial da religiosidade pagã e de adoração ao imperador de Roma. Segundo a tradição cristã, Antipas foi o primeiro mártir na Ásia, tendo sido cozido em azeite, num calderão de bronze, lentamente até morrer, por professar a sua fé publicamente em Jesus Cristo, durante o reinado de Domiciano. 

Uma IGREJA habitando próximo ao trono de SATANÁS? 

Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás... (Ap.2.13).

Pérgamo era um centro de adoração ao imperador romano. A expressão "trono de Satanás" significa dizer um lugar onde a influência de Satanás era evidente e sobremaneira multiplicado. A cidade de Pérgamo ficava cerca de cem quilômetros ao norte de Esmirna e a vinte e cinco quilômetros do litoral. Era a sede do governo romano e do culto ao imperador na província da Ásia Menor, razão pela qual também é chamado o lugar onde Satanás habita. Há quem interprete a expressão "trono de Satanás" como uma referência ao templo de Zeus, que ficava numa colina próximo à cidade com um formato comparável a um trono. Todavia, é mais provável que se refira ao poder romano como encarnação do mal, como símbolo dos poderes de Satanás naquela cidade.

Pérgamo era famosa por sua magnífica biblioteca que ficava à altura da biblioteca de Alexandria. A rixa em torno de qual era a melhor biblioteca do mundo levou o Egito a suspender o envio de papiro para Pérgamo. A partir de então, a cidade de Pérgamo começou a copiar seus livros em pele de animais, material que recebeu o nome de pergaminho, ou seja, "material para escrever proveniente de Pérgamo". A maioria dos manuscritos antigos do NT foram escritos em pergaminhos. 

Pérgamo pode também ter um significado simbólico para os dias atuais, onde a maldade e o poder satânico têm aumentado sobremeneira. Hoje nós temos visto adoradores de Satanás por todas as partes, o culto ao homem, onde o foco principal é o homem e não Deus está em evidência em muitos lugares.  Em Pérgamo havia os que seguiam a doutrina de Balaão e dos Nicolaítas, as quais ensinavam ao povo a se prostituirem e desprezarem a Palavra de Deus. Hoje não é diferente, há muitos Nicolaítas disfarsados no meio do povo de Deus induzindo o povo ao pecado com seu veneno doutrinário com aparência de verdade. Que possamos sempre ouvir a voz do Espírito e permanecermos firmes servindo a Deus no meio de uma geração perversa que vive sob a infruência de Satanás.