sábado, 19 de junho de 2021

JESUS - O Servo Por Excelência.

Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc.10.45). 

... Que sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de SERVO, fazendo-se semelhante aos homens (Fp.2.6,7).

Deus descer ao nível da humanidade e se fazer homem, é a maior lição e prova do seu amor para com a humanidade. Na visão humana geralmente as pessoas não querem descer; querem subir, crescer, ser exaltada; nunca descer, nunca diminuir, nunca se humilhar. Jesus teve o maior sentimento de amor e humildade já demonstrado em toda história da humanidade, Ele sendo Deus vestiu-se da roupagem humana, desceu do seu trono de glória e viveu entre os homens. Ele não veio como um grande imperador, como um grande monarca, ou como um renomado estadista. Mas, Ele veio simples, humilde e sem nenhum status que lhe destacasse, Ele veio como SERVO. A sua missão foi servir, socorrer a humanidade perdida, pobre e desvalida. Na sua missão de SERVO, Ele foi um excelente DIÁCONO.

A palavra "Diácono" tem origem no termo grego "diakonós", que significa aquele que serve. Servir muitas vezes não é a pretensão de muitos, as pessoas na sua maioria gostam de serem servidas e não de servir. Porém, o mundo funciona bem com os diáconos (servos), imaginemos um mundo onde todos querem ser servidos, quem iria servir, quem seria o garçom? Muitos se sentem mais confortáveis na posição de comando, querem ser servidos, mas não querem servir. A verdade é que muitos não querem ser chamados de servo, preferem ser chamados e reconhecidos por seus títulos e nomes que lhes credencie e lhes deem prestígio e status sociais. 

Antigamente os crente se sentiam orgulhosos de serem chamados e reconhecidos como servos de Deus. Vivemos em uma época de estrelismo no meio do povo de Deus, onde muitos desprezam a função de servo e querem ser  "estrela"  e não servos. Ser servo é servir, é ser útil em algum trabalho, porém alguns só se sentem úteis se estiverem na liderança. O pior de tudo é que a maioria dos que querem ser líder e brigam por isso, não estando capacitados. Não querem ser alunos para depois tornarem-se mestres, querem começar do topo. Ao contrário do que o Mestre e Servo Jesus Cristo ensinou: E qualquer que, entre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos" (Mc.10.44). Ou seja: Quem quiser ser realmente o maior deve torna-se o menor de todos, e aquele que desejar o lugar de governo tem de se apresentar como servo. Sejamos  servos do Deus Altíssimo, porque a Estrela Resplandecente é JESUS. Orgulhe-se em dizer: "Sou um servo do SENHOR". É interessante notar que a bíblia não diz: E morreu Moisés, o grande profeta e libertador de Israel, ou o grande legislador de Israel. Está escrito: Morreu Moisés, servo do SENHOR (Dt.34.5). Para Deus não interessa nossos diplomas, nossos títulos, formaturas ou status sociais, basta sermos servos, apenas servos e nada mais. Há um ditado popular que diz: "Quem não vive para servir, não serve para viver". Vamos aprender com JESUS. Quem quiser ser o maior seja o DIÁCONO. Amém!