sábado, 29 de setembro de 2018

QUE HOMEM É ESTE?

E, entrando Ele no barco, seus discípulos o seguiram. Eis que, no mar, se levantou uma tempestade tão grande, que o barco era coberto pelas ondas; Ele, porém, estava dormindo. E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos, que perecemos.
E Ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mateus, 8.23-27).

Depois de Jesus ter concluído o seu grande sermão e curado muitos enfermos, estando Ele cercado por uma grande multidão, Ele decide entrar no barco para passar à outra margem do mar da galileia. Na missão de libertar um homem na província de Gadara, que vivia possesso de demônios;
nesta travessia levanta-se uma grande tempestade, ao ponto das ondas cobrir o barco. Jesus, como homem, estava cansado e repousava dormindo, na poupa do barco. Diante da grande tempestade, os discípulos ficaram apavorados, e, sem saber o que fazer, foram acordar Jesus.
Eles clamaram: Salva-nos que estamos perecendo! Jesus os repreendeu, dizendo: Por que temeis, homens de pequena fé? Jesus estava dizendo, em outras palavras: Por que vocês são tão tímidos, ainda não aprendestes a exercitar a fé? Ou seja, os discípulos não tinham a devida maturidade, eles mesmos podiam resolver aquela situação. Jesus ordenou os ventos e o mar e eles se acalmaram. Os discípulos ficaram pasmados e maravilhados com o poder de Jesus, ao ponto de perguntarem: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? Os discípulos andavam com Jesus, viam os sinais que Ele operava, as curas que realizava, mas eles ainda não conheciam Jesus na sua plenitude.
Jesus é assim, Ele sempre nos surpreende, Ele pode e faz muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos. Quando pensamos que não, Ele chega e nos surpreende.

QUE HOMEM É ESTE?

Está pergunta feita pelos discípulos há mais de dois mil anos atrás, ainda hoje continua ecoando no mundo, muitos ainda continuam perguntando: Quem é este homem? Outros preferem tirar as suas próprias conclusões a seu respeito.
O que dizem a respeito de Jesus Cristo?

* Para o espiritismo Ele é um espírito de luz evoluído.
* Para os mulçumanos Ele é um profeta semelhante a Maomé.
* Para os hinduístas Ele é apenas mais um deus.
* Para os panteístas Ele é tudo que existe.
* Para os historiadores Ele é apenas um personagem.
* Para os sábios Ele é um filósofo.
* Para os intelectuais Ele é um homem super inteligente.
* Para os incrédulos Ele é uma lenda.
* Para os partidários Ele é um revolucionário.
* Para os críticos literários Ele é um mito.
* Para os teólogos ortodoxos Ele é Deus,
* Para os crentes Ele é o Verbo Divino que habitou entre nós, e nos trouxe salvação mediante a sua morte na cruz do Calvário; ressuscitou é está vivo para sempre a destra do Pai.

Que possamos sempre acreditar Naquele que tem poder sobre a natureza, sobre os demônios, sobre as enfermidades e todas as forças do mal. Ele, Jesus Cristo, está no nosso barco, nos conduzindo e nos ajudando; e mesmo que as grandes tempestades e intempéries desta vida nos sobrevenham, Ele está pronto a nos socorrer.
Que a nossa pergunta em relação a Jesus, não seja: Que homem é este? E sim, Quem é como Ele? Que nos surpreende, que nos perdoa, que nos salva, que nos socorre e nos ajuda. Quem? Não há outro. Não há Deus maior, não há Deus melhor, não Deus tão grande, como nosso Deus. Ele é o autor e consumador da nossa fé, Poderoso em obras e em palavras, e que realiza coisas maravilhosas. Amém!