sábado, 18 de abril de 2020

A HEROÍNA DA TORRE.

Deus sempre se utilizou de pessoas anônimas para realizar grandes feitos e proezas ao longo da história. Desta feita Ele usa uma mulher para salvar os moradores de uma cidade da sua total destruição. Abimeleque, era um homem mau, arrogante e sanguinário, dos seus 70 irmãos por parte de pai, ele matou 69 precipitando-os em cima de uma pedra (Jz.9.5). Abimeleque dominou durante três anos sobre Israel, e Deus permitiu um espírito mau entre Abimeleque e os moradores de Siquém, e os cidadãos de Siquém se levantaram contra Abimeleque. Abimeleque vence Gaal e seus aliados, subjuga a cidade de Siquém e põe fogo na torre da cidade matando uns mil homens e mulheres (Jz.9.22-49). Na ânsia de dominar todo território e torna-se rei, Abimeleque partiu com seus homens em direção a cidade de Tebes. Mas Deus queria matá-lo, e desta vez a sua investida foi frustada.

QUEM FOI ABIMELEQUE?

Abimeleque era filho de Gideão com uma prostituta (Jz.8.30,31).
Abimeleque, significa "Meu pai é rei".
Abimeleque era um homem mau, arrogante e sanguinário, seu mau caráter representa Satanás.

Usurpador.
Arrogante.
Violento.
Assassino.
Orgulhoso.

AS TRÊS TORRES:

Torre de Siquém (Jz.9.49).
Siquém, significa "Ombro".

Torre de Tebes (Jz.9.50,51).
Tebes, significa: Luz, brilho, resplendor.

Torre Forte (Pv.18.10).
Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

Então, Abimeleque foi-se a Tebes, e a sitiou, e a tomou. Havia, porém, no meio da cidade uma torre forte; e todos os homens e mulheres e todos os cidadãos da cidade se acolheram a ela, e fecharam após si as portas, e subiram ao telhado da torre. E Abimeleque veio até à torre, e a combateu, e chegou-se até à porta da torre, para a queimar. Porém uma mulher lançou um pedaço de uma mó sobre a cabeça de Abimeleque e quebrou-lhe o crânio. Então, chamou logo ao moço que levava suas armas e disse-lhe: Desembainha a tua espada e mata-me; para que se não diga de mim: Uma mulher o matou. E seu moço o atravessou, e ele morreu. Assim, Deus fez tornar sobre Abimeleque o mal que tinha feito a seu pai, matando os seus setenta irmãos. Como também todo o mal dos homens de Siquém fez tornar sobre a cabeça deles; e a maldição de Jotão, filho de Jerubaal, veio sobre ele (Jz.9.50-57).

CONCLUSÃO:
Enquanto os homens de guerra combatiam os inimigos com flechas e espadas, as mulheres ajudavam jogando pedras, geralmente de uso doméstico. Esta mulher cujo nome a Bíblia não revela, fez uso de um pedaço de mó. Uma pedra de mó, tinha cerca de 5 a 7 centímetros de espessura, por 45 centímetros de diâmetros e um orifício no meio, esta servia para moer os grãos.
Um pedaço de uma pedra de mó lançada por uma mulher acerta a cabeça de Abimeleque e quebra-lhe o crânio. Abimeleque é abatido por Deus por meio de uma mulher. Deus usa as coisas simples e desprezíveis para derrota os que se dizem fortes. Mais uma vez, uma mulher se destaca e entra na história. Porque Deus usa as coisas fracas para confundir e destruir as fortes. Amém!