sexta-feira, 1 de abril de 2022

A VITÓRIA VEM DO SENHOR.


Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do seu braço que alcançaram a vitória; foi pela tua mão direita, pelo teu braço, e pela luz do teu rosto, por causa do teu amor para com eles. 

Não confio em meu arco, minha espada não me concede a vitória; mas tu nos concede a vitória sobre os nossos adversários e humilhas os que nos odeiam. 

Em Deus nos gloriamos o tempo todo, e louvaremos o teu nome para sempre (Salmos, 44.3,6-8).

O salmista expressa seu louvor a Deus pelas grandes vitórias do passado e reconhece que não foram por mérito próprio ou merecimento que o povo de Deus obteve suas vitórias. Nossa força e inteligência nada valem, quando não confiamos em Deus. Israel quando reconhece que Deus é quem opera as bênçãos e concede vitória sobre seus inimigos, torna-se um povo vitorioso e imbatível. 

É tolice quando passamos a pensar que foram os nossos esforços e estratégias que nos conduziram a vitória. Stephen Olford foi um dos líderes cristãos mais influentes do século XX. Ele foi confidente pessoal de Billy Graham. Segundo as palavras do próprio Billy Graham, "o homem que mais influenciou meu ministério". Foi Stephen Olford quem disse: “Não existe momento mais perigoso em nossas vidas do que aquele que segue uma grande vitória”. A mais terrível ameaça que se segue depois de uma vitória é achar que foram as nossas armas e estratégias que garantiram a vitória. Sobre isso, o salmista adverte: “Não foi pela espada que conquistaram a terra, nem pela força do seu braço que alcançaram a vitória”.

Não há inimigo mais mortal do que um ego exaltado. Não há inimigo mais perigoso que a presunção de achar que não precisamos de Deus para nos ajudar e nos conceder a vitória. Se você deseja ser um vitorioso, cuidado com o inimigo chamado orgulho. Lembre-se do que diz a Palavra de Deus: A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18). Não se deixe enganar pelo seu orgulho, você se esforçou e fez a sua parte, porém a vitória vem do SENHOR. Amém!