segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

TESTEMUNHAS COM PODER.

 

Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém com em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At.1.8).

Esse é o versículo-chave do livro de Atos. Todo o propósito da ação do Espírito Santo é glorificar e testemunhar de Jesus Cristo. Os discípulos são comissionados por Jesus a serem suas testemunhas desde Jerusalém até aos confins da terra. Porém, para serem testemunhas, eles teriam que receber o poder do Espírito Santo, sem este poder não seria possível testemunhar de Jesus, visto que, este poder é a força geradora de graça, ousadia e coragem. É impossível para os crentes serem testemunhas de Jesus, sem o poder do Espírito Santo.

SEREIS AS MINHAS TESTEMUNHAS.

O texto de Atos 1.8, faz referência a multiplicar o evangelho dado por Jesus, que promete um revestimento de poder (Batismo com o Espírito Santo) e depois disto seus discípulos proclamariam o evangelho até os confins da terra, seriam suas testemunhas.

A palavra deixaria de ter o significado puro e simples de testemunha, passando a significar, também, martírio pelo testemunho.

Jesus não estava pensando em estimular os discípulos a contarem uns para os outros, em santa competição, todas as bênçãos recebidas. Eles precisavam de poder porque a atividade de ser testemunha é muito perigosa e oferece muitos riscos àqueles que desejam cumprir o mandamento. Inicialmente o conceito de ser testemunha tinha, tanto no grego como no hebraico, apenas o sentido de alguém que conta o que viu de forma que aquilo possa servir como evidência ou prova de um fato em juízo. Entretanto, devido ao fato do testemunho cristão ao longo do tempo ter resultado na maioria das vezes em prisões e açoites (Mt.10.18; Mc.13.9), exílio ou morte (At.22.20; Ap.1.9; 2.13; 17.6), a palavra começou a ter o sentido de mártir.

MAS RECEBEREIS PODER.

O termo original no grego para " poder ou virtude" é "dunamis", que significa poder real; poder em ação. Este "poder" (gr. dunamis) é uma ação sobrenatural do Espírito em operação na vida das testemunhas de Jesus. A obra principal do Espírito Santo é testemunhar a obra salvífica de Cristo e sua ressurreição através da proclamação do evangelho.

DUNAMIS, um termo grego de onde se origina as palavras: Dínamo, dinâmico, dinamite.

1- DÍNAMO.

É uma peça que sua função é transformar energia mecânica em energia elétrica.

Na obra de Deus, o Espírito Santo não opera de forma mecânica, nem metódica, mas de maneira poderosa e sobrenatural.

2- DINÂMICO.

Aquilo que não está estático, mas está se movendo, sempre em ação e movimento contínuo.

3- DINAMITE.

Explosivo poderoso, capaz de destruir grandes fortalezas.

TESTEMUNHAS COM GRANDE PODER.

Atos 4.33 tem ligação com Atos 1.8, porque ambos os textos falam de testemunhos com poder. Enquanto Atos 1.8 fala de poder, Atos 4.33 fala de grande poder.

E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça (At.4.33).

Era o poder do Espírito manifesto no mais alto grau que operava nos apóstolos. O grego diz aqui "mega dunamis". Este "grande poder" era a característica distintiva da pregação e do testemunho apostólicos. O grande poder do Espírito operando nos discípulos, era o resultado da certeza e grande convicção de terem sido enviados e comissionados pelo próprio Jesus Cristo, o Senhor ressurreto. Hoje, o mesmo acontecerá em nossas igrejas, se o Espírito Santo encontrar convicção e total entrega para testemunhar de Jesus Cristo em todos os lugares. Amém!