sábado, 11 de março de 2023

SINAGOGA DE SATANÁS - O Que Significa?


Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não são, mas são a sinagoga de Satanás (Ap.2.9).

Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás (aos que se dizem judeus e não são, mas mentem), eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo (Ap.3.9). 

A expressão "Sinagoga de Satanás" aparece duas vezes em Apocalipse. Na igreja de Esmirna o grupo de pessoas que se dizem judeus são identificados como a sinagoga de Satanás (2.9). Na igreja de Filadélfia os falsos judeus são identificados como participantes da sinagoga de Satanás (3.9). Enquanto a igreja de Pérgamo habitava próximo ao trono de Satanás (2.13), em Esmirna e Filadélfia havia um grupo de falsos judeus pertencentes a sinagoga de Satanás.

A expressão "Sinagoga de Satanás" não faz referência a um local de forma literal, mas representa os opositores do testemunho cristão, que são descritos como membros da sinagoga de Satanás. Ao que parece, havia alguns que se declaravam judeus e negavam veementemente que Jesus era Senhor e Messias. Estes perseguiam os verdadeiros cristãos que afirmavam que Cristo era o Senhor e que somente Ele deve ser adorado. O culto ao imperador que era praticado pelos romanos e pelos falsos judeus, era uma contradição a Lei de Deus, e isto indica o início da hostilidade aos verdadeiros cristãos por não participarem do culto pagão ao imperador. A cidade de Esmirna era conhecida por seu paganismo, o culto pagão era uma pratica constante, o seu potencial tornou-se uma ameaça para a comunidade cristã. O Espírito Santo avisou que o Diabo iria usar pessoas para perseguir os cristãos e lançar alguns na prisão. Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o Diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (2.10). Há relatos que, a grande comunidade judaica que vivia em Esmirna era muito hostil aos cristãos. Policarpo, um dos mais conhecidos "pais da igreja", foi bispo da igreja em Esmirna. Ele foi martirizado por sua fé, sincera e corajosa no Senhor Jesus. 

Na atualidade, ainda existe de forma simbólica e figurada os falsos cristãos que fazem parte da "Sinagoga de Satanás". Assim como em Esmirna muitos se diziam judeus e não eram; hoje é igual, muitos se dizem cristãos, mas não são. Muitos dizem amar o Senhor, mas é apenas de lábios, os seus corações estão totalmente voltados para o mundo. A avareza, a soberba, o egocentrismo e a idolatria tem dominado muitos "cristãos", e estes não são identificados pelo Espírito como igreja do Senhor e sim como os da sinagoga de Satanás. Que sejamos cristãos verdadeiros, pertencentes a igreja do Senhor Jesus. Amém!