sábado, 4 de março de 2023

FILIPE - Um Pregador Cristocêntrico.

 

E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.

Mas como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres (Atos, 8.5,12).

Filipe foi um dos sete dos que foram escolhidos para servir como diácono da igreja (At.6.5). Quando Saulo de Tarso fez uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém, todos os crentes foram dispersos, exceto os apóstolos, eles foram por todas a partes e Filipe desceu à cidade de Samaria. Após este episódio, Filipe tornou-se um evangelista itinerante e o seu tema era Cristo. Filipe é o único homem na Bíblia chamado de evangelista. No relato do escritor Lucas, ele diz: No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele (At.21.8). 

Filipe é um exemplo de pregador Cristocêntrico que deve ser seguido pelos pregadores na atualidade. Toda pregação deve ter Cristo em seu conteúdo, Cristo deve está presente em toda a pregação. Todo pregador que se preza deve ter Cristo em seus sermões. Um sermão onde Cristo não aparece, fica incompleto, sem vida e ineficaz. Todo sermão, seja ele: Temático, expositivo ou textual, deve apresentar Cristo como o cerne da sua mensagem. Os temas podem ser variados, mas o ápice da pregação deve ser Cristo. Pode existir mil maneiras de se pregar um sermão bíblico, mas o foco principal deve ser Cristo, e sempre terminar em Cristo.

Infelizmente, na atualidade, muitos pregadores não tem como prioridade a pregação cristocêntrica em seus sermões. Há muitas pregações de autoajuda (ajuda do homem), falando para o povo o que eles querem ouvir, e não o que o povo precisa ouvir. Muitos estão pregando por vaidade, na intenção de atrair a atenção pra si, com pregações sensacionalistas para mexer com as emoções do povo. Muitos pregadores visam mídia, sucesso, aplausos, curtidas, não aceitam serem corrigidos, e com suas pregações distorcidas estão preocupados em amaciar o ego humano, não falam em pecado, em arrependimento, em santidade, mas falam em prosperidade como algo maior que a cruz de Cristo. Mas, Deus tem levantado uma geração de pregadores fiéis, que tem compromisso com a sua palavra, que pregam sua mensagens tendo Cristo como foco principal.

Finalmente, uma pregação sem Cristo é como um barco sem remos; um navio sem leme; um trem sem os trilhos; um livro sem as letras; uma noite sem estrelas; um viajante sem bússola e um mundo sem esperança. 

Não pregue Filosofia humana.

Não pregue Achismos Teológicos.

Não pregue Talmude do judaismo. 

Pregue a Cristo Ressuscitado. Amém!