quarta-feira, 11 de outubro de 2023

O DESPERTAR DO LEÃO.


Judá é um leãozinho, da presa subiste, filho meu; encurva-se e deitar-se como um leão, e como um leão velho; quem o despertará? (Gn.49.9).

O capítulo 49 de Gênesis registra as declarações de Jacó para as doze tribos em forma de poema. Estas declarações são mais que bênçãos para seus doze filhos, são profecias relacionadas a uma visão futura das doze tribos de Israel. Esse é o poema mais longo de Gênesis, conhecido como "Bênçãos de Jacó".

As bênçãos proferidas sobre Judá, são de soberania, poder, justiça e coragem. Judá é retratado como um leão jovem, este segura sua presa como um leão adulto, e como um leão velho, quem terá coragem de despertá-lo? Judá (ou a própria nação de Israel) é muitas vezes citado como um leão (Nm.24.9; Ez.19.1-7; Mq.5.8). Esta profecia cumpriu-se de modo parcial com o rei Davi e, de modo completo e definitivo, em Jesus Cristo, o Messias. Jesus Cristo, o Descendente Maior e mais importante de Judá, é pessoalmente chamado de "Leão da Tribo de Judá" (Ap.5.5). O leão é símbolo de poder e realeza, a segunda parte da profecia diz: "Portanto, o cetro não se apartará de Judá, nem o bastão de comando de sua posteridade, até que venha Siló, aquele a quem o cetro pertence, e a Ele obedeçam todos os povos da terra!" (10). O cetro do governo não se apartará de Judá até que o Messias venha assumi-lo para sempre. Esta profecia é repetida no livro do profeta Ezequiel 21.26,27, numa ocasião em que Zedequias, o último rei de Judá, recebe a ordem de tirar a coroa da cabeça porque o domínio sobre Jerusalém será outorgado a quem, de fato, pertence. O cetro do Messias assumirá o comando e Ele governará sobre todas as nações, e todos os descendentes de Judá, viverão em paz, segurança e prosperidade. Na sua visão profética, Balaão diz: "Eu vejo, mas não agora; eu avisto, mas não de perto. Um rei, como uma estrela poderosa, surgirá de Jacó; um cetro se levantará dentre os filhos de Israel. Ele esmagará as cabeças dos moabitas e aniquilará todos os arrogantes, filhos de Sete!" (Nm.24.17).

Jesus Cristo, o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, sofreu e morreu como Cordeiro, mas ressuscitou como Leão. Ele virá como um bravo leão, subjugará todos os seus inimigos e reinará para sempre. Amém!