sábado, 16 de março de 2024

OS TRÊS PROPÓSITOS DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO.


Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: Que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.

Se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem (I Co.15.3,4,19,20).

O capítulo 15 da primeira carta aos coríntios, é conhecido como o "Capítulo da Ressurreição". Neste capítulo com 58 versículos, a palavra "Ressurreição" e suas variantes aparece 22 vezes. Neste capítulo, Paulo faz uma exposição da doutrina da ressurreição dos mortos em seus detalhes, para provar aos incrédulos a ressurreição de Cristo. Naqueles dias alguns negavam a ressurreição corpórea de Cristo (v.12). Respondendo, Paulo declara que se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, é vã a nossa fé, e também somos considerados como falsas testemunhas, e ainda permanecemos nos nossos pecados. Fica claro que os que negam a realidade da ressurreição de Cristo, estão negando totalmente a fé cristã. São pessoas totalmente céticas que não acreditam nas Escrituras e nem na ressurreição de Cristo. A fé para estas pessoas não tem valor algum, só acreditam no que ver e apalpam. Mas, para os crentes, a ressurreição de Cristo é real e verdadeira, porque vivemos por fé e não por vista.

1- CERTIFICAR A NOSSA JUSTIFICAÇÃO.

O qual por nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação (Rm.4.25).

Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo (Rm.5.1).

2- GARANTIR A NOSSA RESSURREIÇÃO.

Mas, agora, Cristo ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem (I Co.15.20).

Ele é a cabeça do corpo da igreja; é o Primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência (Cl.1.18).

... e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra (Ap.1.5).

3- SER A NOSSA ESPERANÇA.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe.1.3).

Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa (I Tm.1.1).

A TRINDADE OPERANDO NA RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO.

Deus o Pai, ressuscitou Jesus de entre os mortos.

Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dos mortos). Gl.1.1.

Deus o Filho, ressuscitou Jesus de entre os mortos.

Jesus respondeu e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei.

Quando, pois, ressuscitou dos mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isso; e creram na Escritura e na palavra que Jesus tinha dito (Jo.2.19,22).

Deus Espírito Santo, ressuscitou Jesus de entre os mortos.

E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará o vosso corpo mortal, pelo seu Espírito que em vós habita (Rm.8.11). 

Louvado seja Deus pela ressurreição de Jesus Cristo, Ele é a nossa Esperança. Porque Ele vive, posso crê no amanhã, porque Ele vive, temor não há. Porque Ele vive, nós também viveremos e reinaremos com Ele. Amém!