sexta-feira, 1 de julho de 2022

Lo-Debar - Nunca Mais!


No capítulo 9 de II Samuel, narra a história de um homem chamado Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul. Mefibosete, quando era criança foi vítima de um acidente que o deixou paralítico e sob total dependência. A história começa com Davi pedindo informações a Ziba, um dos servos de Saul, sobre possíveis sobreviventes da família de Saul, a quem poderia usar de bondade para com ele. Ziba informa que há um filho de Jonatas, aleijado de ambos os pés, que está em casa de Maquir, em uma terra distante chamada Lo-Debar, então Davi manda trazer Mefibosete à sua presença (9.1-5).

UM RESUMO DA HISTÓRIA DE MEFIBOSETE. 

Mefibosete nasceu num "berço de ouro" de um "palácio real", pois era neto do Rei Saul, filho do Príncipe Jônatas, era herdeiro do trono, a sua vida tinha tudo para dá certo. Entretanto, uma tragédia abateu a sua vida e mudou o rumo da sua história. Quando ele tinha apenas cinco anos de idade, Israel foi derrotado em uma sangrenta batalha no monte Gilboa. A notícia da morte de Saul, Jônatas chegou até a casa real enchendo todos de terror. 
A babá de Mefibosete, temendo que o menino também fosse morto, o toma em seus braços e foge correndo, mas, na pressa, acaba tropeçando e deixando o menino cair. Na queda, Mefibosete despedaça os pés e fica aleijado (II Sm.4.4). Agora, ele está órfão de pai e mãe, perdeu a majestade, perdeu a saúde e vive escondido em um humilde povoado, numa cidade chamada Lo-Debar, onde havia sequidão e miséria, lugar onde a maioria dos habitantes eram mendigos, aleijados e doentes.
Mefibosete Passou a depender da caridade alheia. Um bom homem, cujo nome era Maquir, foi quem o amparou, adotando-o como filho. Seu exílio forçado aparentemente o livrou de ser enforcado, junto com os demais da casa real. Mas, o que ele ignorava é que havia uma aliança entre seu pai Jônatas e o rei Davi, de que seus descendentes seriam lembrados e não ficariam desamparados. Davi comprometeu-se a sempre demonstrar bondade para com a família de Jônatas (I Sm.20.11-23). Jônatas autenticou a Aliança com Davi, dizendo: E, quanto ao negócio de que eu e tu falamos, eis que o SENHOR está entre mim e ti, eternamente.

DEUS NÃO ESQUECEU DE VOCÊ!

A história de Mefibosete retrata muitas vezes também a nossa. Mefibosete estava esquecido e desprezado por todos, ele era um anônimo em Israel. Estava sem fé, sem esperança e sem perspectiva de dias melhores. Mas Deus fez o rei Davi lembra-se do pacto que ele havia feito com seu amigo Jonatas, de que ele usaria de beneficência com a descendência de Jonatas. 
Geralmente é assim, quando nós estamos as margens, fora da mídia e dos holofotes, as pessoas nos desprezam e não se lembram de nós. Mas Deus nunca vai nos esquecer, Ele cria situações e motivos para alguém se lembrar e nos beneficiar. Deus não despreza nem esquece seus filhos.

DEUS VAI MUDAR A SUA HISTÓRIA!

A restauração começa em Jerusalém. Mefibosete foi levado do lugar do esquecimento a uma terra de paz e prosperidade (Jerusalém). A restauração de Mefibosete começou quando ele foi lembrado. As atitudes de Mefibosete: Humildade, coragem, fé para se levantar e acreditar que a sua história vai começar a mudar. Lo-Debar era terra de sequidão, terreno sem pasto. Lo-Debar é sinônimo de Tristeza, miséria, solidão, vida sem Deus, desprezo, anonimato e destruição. Se você estar na Lo-Debar espiritual, acredite, essa situação vai mudar, Deus não esqueceu de você, Ele vai começar a agir a teu respeito, vai usar de benevolência para contigo e mudar toda a sua história. Você vai sair de Lo-Debar e entrar em Jerusalém. Lo-Debar, nunca mais! Deus quando quer Ele levanta o homem do pó, ergue do monturo e o faz assentar com os príncipes.  Amém!