sábado, 30 de dezembro de 2023

Uma Rocha Um Lugar Seguro.


Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. 

Tirou-me de um lugar horrível, de um charco de lodo; pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos; e pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus, muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR (Sl.40.1-3). 

Davi declara que esperou com paciência no SENHOR, ou seja, a sua fé foi perseverante em esperar no SENHOR, ele também clamou ao SENHOR. O resultado da fé perseverante de Davi em esperar no SENHOR, foi Ele se inclinar e ouvir o seu clamor. Se "inclinar" aqui é favorecer, e isto é graça de Deus. 

QUATRO BENEFICIOS DE DEUS PARA DAVI:

1- Tirou-me de um lugar horrível, de um charco de lodo.

Davi estava em um lugar tenebroso e inseguro, na versão NVI diz: Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama. Assim também estávamos quando andávamos no pecado e distante de Deus, jogado no lamaçal do pecado e na areia movediça da escravidão. 

2- Pôs os meus pés sobre uma rocha.

A rocha é um lugar seguro, a rocha nos fala de proteção, a rocha nos fala de firmeza. Esta rocha é Cristo. Cristo é a Rocha sobre a qual está posto os nossos pés. Cristo é a Rocha eterna, perfeita e singular, nele está posta a nossa confiança, nesta Rocha estamos seguros e firmados para sempre.

3- Firmou os meus passos.

Os passos de Davi eram inseguros e vacilantes, não havia firmeza para ele. O caminho era tenebroso e escorregadio, porém, o SENHOR ouviu o seu clamor (o seu grito de socorro), e veio ao seu encontro, lhe tirou do lugar escorregadio e firmou os seus passos na Rocha inabalável que é Cristo. 

4- Pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus.

O cântico de Davi não era bom, no seu hinário não havia alegria. Antes era um cântico de tristeza, de solidão e melancolia, mas agora é um novo cântico de alegria, de gratidão e vitória. Agora não é mais um cântico de desespero, mas um hino de louvor a Deus. 

UM TESTEMUNHO PARA OS INCRÉDULOS.

... muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. 

Quando Deus nos abençoa e manifesta a sua glória em nossa vida, causa espanto nas pessoas, principalmente naquelas que não acreditavam naquilo que Deus é capaz de fazer quando tudo parece perdido em nossa vida. Foi assim com Davi e será assim também com você que está esperando com paciência no SENHOR. Espere, persevere, não saia do lugar, fique debaixo da perfeita vontade de Deus, porque no tempo de Deus, Ele te exaltará e te dará vitória. 

Alguém que não acreditava e disse: Eu só acredito vendo. Vai ver o que Deus vai fazer.

Alguém que também não respeitava e até zombava. Irá ver e vai temer e confiar no SENHOR.

Que possamos esperar no SENHOR como fez Davi, só assim seremos também alcançados pela sua graça e estaremos firmados na Rocha que é Cristo. Amém!