domingo, 7 de junho de 2020

EMPREENDENDO COM PRECAUÇÃO.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar? Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, Dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar (Lc.14.28-30).

Jesus nesta ocasião, estava ensinando sobre precaução, que significa, ter prudência, cautela, cuidado e ponderação. Em geral, para sermos bem sucedidos em nossos empreendimentos, projetos e realizações, devemos agir de forma prudente, usando sempre o bom senso, agindo pela razão e nunca pela emoção. Muitas vezes a ansiedade, a empolgação e a falta de experiência leva as pessoas a empreenderem em algo que aparentemente vai dar certo; mas, logo vem a decepção, quando não se tem o resultado esperado. O problema é quando não temos paciência para esperar o tempo certo, e agimos de forma precipitada para satisfazer o nosso desejo.

TRÊS PASSOS NECESSÁRIOS PARA SER BEM-SUCEDIDO:

1- IDEIA.
Idealizar, pensar, desejar, sonhar, tudo isto faz parte de um futuro projeto que será realizado.

2- PROJETO.
Isto significa: Ponderar, estudar, refletir, colocar no papel, fazer um rascunho e projetar sobre como fazer acontecer ou materializar a ideia.

3- FAZER CONTAS.
Este último passo é quem vai determinar se o projeto vai adiante ou não. Se a quantia monetária não for suficiente para cobrir os gastos necessários do empreendimento, certamente não há como concretizar.

CONCLUSÃO:
Muitas vezes nós fazemos muitos planos e projetamos muitas coisas, e nem sempre somos bem sucedidos. Mas, nem sempre o fracasso é uma derrota. O fracasso nos serve de lição, de aprendizado e amadurecimento para uma nova etapa da nossa vida. O sábio Salomão nos aconselha dizendo: Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Pv.16.3. NVI).
Jó confiou inteiramente em Deus, quando disse: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado (Jó.42.2). Portanto, que possamos confiar ao SENHOR, todos os nossos planos, sonhos e projetos. Que tenhamos prudencia e precaução para sermos bem-sucedidos naquilo que projetarmos. Amém!