domingo, 28 de outubro de 2018

APENAS UM TOQUE, O MILAGRE ACONTECEU.

E, passando Jesus outra vez num barco para o outro lado, ajuntou-se a ele uma grande multidão; e ele estava junto do mar. E foi com ele, e segui-o uma grande multidão, que o apertava. E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e gastando tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior, ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para multidão e disse: Quem tocou nas minhas vestes? E ele olhava em redor, para ver a quem isso fizera. Então, a mulher, que sabia o que tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e desse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal (Marcos, 5.21,24-34).

A história desta mulher, cujo nome não é revelado, é narrada pelos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas. O evangelho de Marcos relata que a mulher vinha sofrendo há doze anos com uma hemorragia crônica, e que a mesma havia gastado toda a sua economia com os médicos e não obteve a sua cura. A hemorragia crônica (o fluxo de sangue) havia tirado a saúde e excluído aquela mulher do convívio familiar, social e religioso. Segundo a Lei ela era uma mulher impura (Lv.15.19-30) e deveria fica recolhida, afastada da sociedade. Mas, esta mulher foi purificada, curada e liberta, quando tocou nas vestes de Jesus usando a sua fé.

APRENDENDO LIÇÕES COM A MULHER DO FLUXO DE SANGUE.

* Ela aproveitou a oportunidade.

Uma mulher desesperada e praticamente sem esperança, já havia gastado tudo o que tinha com os médicos, sem solução para sua cura. Ela sabendo que Jesus estava passando, não perdeu a oportunidade, saiu do seu isolamento e foi ao encontro de Jesus para aproveitar aquela oportunidade ímpar.
Aqui nós aprendemos que não podemos deixar passar a oportunidade, pois corremos o risco de não tê-la mais. São três coisas que passam e não voltam: (1) A palavra falada. (2) A flecha atirada. (3) A oportunidade perdida. A mulher hemorrágica não perdeu tempo, mas aproveitou o momento oportuno que se lhe ofereceu.

* Ela teve coragem para romper a multidão.

Esta mulher estava afastada do convívio social pelo fato de ser imunda (Lv.15.19-30). Ela não tinha direito de ir à sinagoga cultuar a Deus, estava privada do convívio familiar e social. Quando ela decidiu ir até Jesus, ela teria que enfrentar a multidão. Ela teve coragem, pois estava arriscando-se ao fazer isso, por ser uma mulher impura, poderia ser apedrejada até a morte. No entanto, Jesus, era a sua única esperança de ser curada e ter novamente o seu lugar na sociedade. Com grande coragem e determinação, a mulher enfrentou a multidão e conseguiu tocar em Jesus.
Aqui nós aprendemos que os obstáculos sempre irão existir, mas devemos enfrenta-los com coragem, fé e determinação. Muitas vezes precisamos romper a multidão de pessoas com espírito crítico, incrédulas e negativas. Só assim seremos vitoriosos.

* Ela exercitou Fé.

Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua vestimenta. Porque dizia: Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei (vers.27,28).
A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus (Rm.10.17). Ao ouvir falar de Jesus, acerca das obras que ele realizava, ela acreditou no seu poder e exercitou a sua fé, porque dizia: Se apenas tocar nas suas vestes ficarei curada. O toque que ela deu nas vestes de Jesus, não foi um toque comum, como todos lhe tocavam, mas foi um toque especial, um toque de fé e confiança no poder de Deus.
Aqui nós aprendemos que para ir a Jesus é preciso acreditar nele e exercitar fé. Porque tem pessoas que acreditam, mas não exercem fé, ou seja, não colocam a fé em ação. Quem toca em Jesus pela fé é favorecido pelo seu milagre.

* Ela falou toda a verdade.

O texto diz que após a mulher tocar nas vestes de Jesus, ela foi curada instantaneamente, e quando Jesus sentiu sair dele virtude, voltou-se para multidão e perguntou: Quem é que me tocou? Diz o escritor Lucas, que todos negaram, e Pedro argumentou e disse: Mestre, a multidão te aperta e te oprime, e dizes: Quem é que me tocou? Jesus responde: Alguém me tocou, porque bem conheci que de mim saiu virtude (Lc.8.45,46).
E ele olhava em redor, para ver a quem isso fizera. Então, a mulher, que sabia o que tinha acontecido, temendo e tremendo, aproximou-se, e prostrou-se diante dele, e desse-lhe toda a verdade. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal (Mc.5.32-34).
Depois que ela declarou toda a verdade, Jesus lhe chamou de filha, autenticou a sua fé e confirmou a sua cura. 

Conclusão:
A fonte de onde emana todas as bênçãos está em Jesus. Ele é o mesmo, assim como Ele curou a mulher do fluxo de sangue, que vinha sofrendo há doze anos, Ele também te cura, te salva e te liberta; é só você crer, confiar e tocar Nele pela fé.