segunda-feira, 26 de junho de 2023

DE VOLTA AO LAMAÇAL.

 

Se, tendo escapado das contaminações do mundo por meio do conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, encontram-se novamente nelas enredados e por elas dominados, estão em pior estado do que no princípio. Teria sido melhor que não tivessem conhecido o caminho da justiça, do que, depois de o terem conhecido, voltarem as costas para o santo mandamento que lhes foi transmitido. Confirma-se neles que é verdadeiro o provérbio: " O cão volta ao seu vômito" e ainda: "A porca lavada volta a revolver-se na lama" (II Pe.2.20-22). 

Estes últimos versículos é o desfecho final acerca dos falsos mestres, que apostataram da fé e se tornaram imundos por suas ações e atitudes ímpias. No capítulo dois da sua segunda carta, o apóstolo Pedro revela várias características que identificam um falso mestre. Pedro enfatiza que, estes falsos, seduzem através dos seus falsos ensinos aqueles que estavam afastando-se do caminho do erro; prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos do pecado (2.18,19). Conhecer o caminho da verdade e em seguida abandonar é apostatar da fé e torna-se pior do que antes.

Quem na verdade, teve a sua vida totalmente transformada pelo poder do evangelho de Jesus Cristo, e teve a experiência do novo nascimento, é impossível voltar atrás.

Quem está firme naquilo que abraçou, não abre mão dos princípios da palavra de Deus.

Quem verdadeiramente é de Deus, não voltar atrás, porque a sua natureza santa, não se adapta com as imundícias do pecado.

QUEM É DA VERDADE VIVE NA VERDADE.

A natureza do corvo é gostar de carniça, carne podre é o seu alvo.

A natureza do cão é gostar do seu próprio vômito.

A natureza da porca ou do porco, é gostar da lama.

A natureza corrupta do homem, é gostar da corrupção.

A natureza do imundo, é gostar da imundícia.

Porém, a natureza do homem que foi transformado pelo poder do Espírito Santo, é viver na verdade.

Billy Graham disse:

"Pode esfregar um porco, polvilhar Chanel No. 5 nele, colocar uma fita ao pescoço dele e levá-lo para a sua sala de estar. Mas quando o soltas, ele vai saltar para a primeira poça de lama que vê porque a sua natureza nunca foi mudada. Ele ainda é um porco... A Bíblia ensina que quando chegamos a Cristo, nascemos espiritualmente de novo. O Espírito de Deus vem viver dentro de nós e mudar-nos. Nossos motivos mudam, nossos objetivos mudam, nossas disposição mudam, nosso destino eterno muda.... Começa agora, à medida que abrimos os nossos corações para Ele. É a tua vida "a ser transformada... de glória em glória”? Billy Graham.

Apenas um banho não altera a natureza de um ser impuro e que tem prazer no pecado, somente a regeneração pelo poder do Espírito e da palavra de Deus, pode altera-la. Quando isto não acontece, o pecado torna-se uma pratica repetitiva. Como um cão que torna ao seu próprio vômito é o insensato que repete suas tolices (Pv.26.11).

Se voltou é porque nunca foi uma nova criatura, nem ovelha; tinha só a aparência de ovelha, mas por dentro não havia uma nova criatura. O apóstolo Paulo nos afirma dizendo: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Coríntios, 5.17).

Quem verdadeiramente é de Deus, não tem atitude do cão que voltou ao seu próprio vômito; nem da porca que foi lavada e voltou ao espojadouro de lama, mas permanece firme em sua convicção de fé. Amém!