quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

DEUS VIROU O CATIVEIRO DE JÓ.

E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou a Jó outro tanto em dobro a tudo quanto dantes possuía (Jó.42.10).

Jó estava no auge da sua prosperidade financeira e gozava de grandes prestígios sociais, a sua vida de devoção a Deus era justa e verdadeira. Quando de repente tudo mudou e atingiu todos os extremos da sua vida familiar, social, financeira, física, emocional e espiritual. O nome Jó tornou-se sinônimo de sofrimento e paciência, devido a grande provação que lhe sobreveio. Depois de um longo período de provação, que não sabemos ao certo quanto tempo durou, Jó se mostra resiliente e ressurge das cinzas, dando a volta por cima. O livro de Jó tem um começo dramático e melancólico, mas tem um final apoteótico e vitorioso. Depois de todas as provações e sofrimentos de Jó, o Todo-Poderoso se revela demonstrando sua soberania, poder e domínio sobre todas as coisas e faz 59 perguntas a Jó. Jó se anula diante do Todo-Poderoso e diz: "Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza" (42.2,5,6 NVI). Após esta declaração, Deus justifica Jó e reprova seus "amigos". Deus manda que os amigos de Jó levem sete novilhos e sete carneiros, e os apresentem em holocausto em favor deles mesmos. Jó faz oração pelos seus amigos e Deus desvia a sua ira contra eles aceitando a oração de Jó (42.7-9). Em seguida, Deus muda a história de Jó, virando o seu cativeiro e dando-lhe tudo em dobro do que antes possuía (42.10). No final, Satanás perdeu mais uma vez, os amigos de Jó foram humilhados, e Jó foi justificado, aprovado e vitorioso. Aleluia! 

SETE LIÇÕES PODEMOS APRENDER COM A PROVA DE JÓ:

1- Que a nossa fé pode ser provada até ao ponto extremo de podermos suportar.

2- Que nem sempre o sofrimento é a causa de pecados não confessados diante de Deus.

3- Que o sofrimento muitas vezes é pedagógico e serve para nos lapidar e nos tornar maduros na fé.

4- Que nem tudo que falamos sobre Deus e o conceituamos é de fato verdade.

5- Que o silêncio de Deus nunca é sinal de abandono, mas a sua graça está em plena atividade. 

6- Que geralmente Deus se revela no sofrimento e nos ensina coisas que nunca saberíamos. 

7- Que o nosso cativeiro será virado depois sermos provados e aprovados por Deus.

Assim, podemos aprender que Deus não nos prova para nos punir, mas porque nos ama e quer nos ensinar a conhecê-lo melhor através do sofrimento. O seu propósito é mostrar para Satanás, que os seus servos podem servi-lo sinceramente, sem uma relação de troca. Jó provou que Satanás estava errado e que Deus sempre esteve certo. Amém!