domingo, 22 de setembro de 2019

O JUSTO VIVERÁ DA FÉ.

Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá (Hc.2.4).

Esta é a única vez que aparece a palavra FÉ no Antigo Testamento. Este é o versículo principal do livro de Habacuque, onde Deus mostra a grande diferença entre o justo e o ímpio. No contexto histórico, a situação da nação de Judá era irreversível, os babilônicos estavam as vésperas de atacar Judá e leva-los cativos. O profeta estava preocupado e perturbado por causa do silêncio de Deus e porque Deus tardava em agir. Diante das indagações do profeta, Deus responde e manda que ele escreva com clareza e torne bem visível (Hc.2.2). Deus diz ao profeta que a aparente prosperidade do ímpio é breve e que ele será punido pelo seu orgulho e arrogância. Aqui nós entendemos que, o ímpio será punido pelas suas maldades, mas o justo sobreviverá pela sua fidelidade. O ímpio será destruído, mas o justo viverá da fé e será recompensado.

FÉ E FIDELIDADE.

São duas palavras diferentes com significados similares. A fidelidade é a outra face da fé, que expressa lealdade constante Aquele com quem estamos ligados. Enquanto a fé é abstrata, ou seja, não é palpável nem visível; a fidelidade é concreta, porque é expressa através de atos de total obediência e devoção a Deus.

Esta expressão "O JUSTO VIVERÁ DA FÉ" Se repete por três vezes no N.T.

* Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé (Rm.1.17).
* E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé (Gl.3.11).
* Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb.10.38).

O ESTILO DE VIDA DO JUSTO.

Vive da FÉ (Rm.1.17).

Anda por FÉ (II Co.5.7).

Peleja pela FÉ (Judas, 3).

Obedece pela FÉ (Hb.11.8).

É salvo por meio da FÉ (Ef.2.8).

CONCLUSÃO:
O cristão verdadeiro vive pela fé, acreditando sempre no poder de Deus e dependendo da sua misericórdia. Viver pela fé significa obedecer a Deus e depender inteiramente Dele. Infelizmente, muitos cristãos estão vivendo uma fé artificial, de interesses, querendo barganhar com Deus, uma fé palpável, materializada, baseada naquilo que se vê. Muitos querem primeiro vê para depois crê. Onde Jesus disse ao contrario: "Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não me viram e creram!"(Jo.20.29). Que possamos viver pela fé, independentemente das circunstâncias, seja na bonança, seja na escassez, seja nas derrotas, seja nas vitórias, seja na adversidade ou na prosperidade. Que possamos repetir junto com Paulo: "Tudo posso Naquele que me fortalece"(Fp.4.13). Amém!