terça-feira, 18 de janeiro de 2022

OLHANDO PARA JESUS.

 

... Então Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o e disse-lhe: Homem de pequena fé, por que duvidaste? (Mt.14.29-31).

Este episódio também está registrado nos evangelhos de Marcos e João, mas apenas no evangelho de Mateus é apresentado com riqueza de detalhes. Após Jesus ter multiplicado pães e peixes e saciado a fome de cerca dez mil homens e mulheres, Ele pede para os discípulos entrarem no barco e irem à outra banda, enquanto Ele despedia a multidão. Após despedir a multidão, Jesus subiu a um monte para orar. Anoiteceu e Jesus se prolongou na oração. Enquanto isso, os discípulos estavam a uma certa distância e o barco era sacudido pelas ondas e o vento soprava forte. Na quarta vigília, cerca de 3 horas da madrugada, Jesus vai ao encontro dos discípulos andando sobre o mar, algo inédito. Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e gritaram: É um fantasma! Jesus percebendo o medo e o desespero dos discípulos, disse: Não tenham medo! Pedro o desafia dizendo: Senhor se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas. Jesus lhe ordena: Venha. Imediatamente, Pedro saiu do barco, andou sobre as águas e foi na direção de Jesus. Mas, quando ele tirou o olhar de Jesus e reparou o vento que soprava forte, ficou com medo e, começou a afundar, desesperado ele gritou: "Senhor, salva-me! Imediatamente Jesus estendeu a mão o segurou, e disse: "Homem de pequena fé, por que você duvidou? 

Pedro, enquanto estava olhando para Jesus teve fé e começou a andar sobre as águas, porém quando ele deixou de olhar para Jesus e passou a olhar as dificuldades em sua volta, ele duvidou, teve medo e começou a afundar. Para vencermos as intempéries da vida, é preciso ter fé e manter o olhar fixo em Jesus. 

Aqui nós aprendemos com Jesus, que quando Ele nos ordena tudo é possível. O detalhe é que, não devemos vacilar na fé, nem duvidar do poder de Deus, mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis. Devemos manter nossos olhos fixos em Jesus, que é o autor e consumador da nossa fé (Hb.12.2). Em um mundo tenebroso e cheio de tempestades, devemos ter fé em Deus, e Ele nos fará andar e triunfar sobre todos os mares das adversidades que nos cercam. Amém!