quarta-feira, 3 de novembro de 2021

PAULO NO PODER DO ESPÍRITO.

 

E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebeste vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam em línguas e profetizavam. Estes eram, ao todo, uns doze varões (At.19.1-7).

Enquanto Apolo esteve em Éfeso (At.18.24-28), muita gente se converteu com a sua pregação. Porém, Apolo era um pregador limitado, mesmo sendo eloquente e grande conhecedor das Escrituras. Apolo não falou para os discípulos acerca do Espírito Santo, por isso eles responderam a Paulo: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Paulo um pregador completo, no poder do Espírito Santo, estendeu as mãos sobre eles, e veio sobre eles o Espírito Santo e falavam em línguas e profetizavam. Paulo no poder do Espírito Santo teve o seu ministério marcado por milagres, curas e expulsão de demônios. Lucas relata que isto acontecia de tal maneira, que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam, e os espíritos malignos saíam (At.19.11,12). Paulo foi um pregador completo e tornou-se modelo para os pregadores de todas as épocas. No poder do Espírito, tudo é possível.

AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NA VIDA DE PAULO:

- PAULO CHEIO DO ESPÍRITO.

Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo... (At.13.9).

- PAULO SENDO GUIADO PELO ESPÍRITO.

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu (At.16.6,7).

- PAULO PREGANDO NO PODER DO ESPÍRITO.

A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder (I Co.2.4).

- PAULO OPERANDO SINAIS E PRODÍGIOS NO PODER DO ESPÍRITO.

Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde Jerusalém e arredores até Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (Rm.15.19).

- PAULO RECEBENDO REVELAÇÕES DO ESPÍRITO.

E, agora, eis que, ligado eu pelo Espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações (At.20.22,23).

- PAULO ATRIBUINDO AO ESPÍRITO A CONVOCAÇÃO PASTORAL.

Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue (At.20.28). 

Paulo foi um pregador extraordinário que pregou e viveu no poder do Espírito. Abaixo de Jesus Cristo, Paulo foi o homem mais espiritual e sobrepujou a todos os seus correlegionários. Na atualidade temos visto pregadores eloquentes com muita técnica de oratória, porém, vazios e sem poder do Espírito em suas pregações. Temos visto discursos frios, sem graça de Deus e sem unção do Espírito. Precisamos com urgência nos submeter ao Espírito e buscarmos nEle o poder que torna eficaz a nossa pregação e transforma vidas para glória de Deus.