domingo, 24 de janeiro de 2021

DESPERTE O DOM DE DEUS.

Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti pela imposição das minhas mãos. Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder, de amor, e de moderação (II Tm.1.6,7).

O jovem pastor Timóteo, estava retraído e tímido em relação ao dom de Deus na sua vida. Paulo, o seu pai na fé, percebendo esta deficiência, lhe exorta para que ele desperte este dom, ou seja, não deixe o dom adormecido ou apagado. Paulo pede para Timóteo lançar fora o temor e agir com espírito de poder, de amor e moderação. Em outra ocasião Paulo insiste com Timóteo neste particular, quando diz: Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbítero (I Tm.4.14). A preocupação de Paulo em relação ao dom de Deus, era para que Timóteo desenvolvesse o dom Deus e não o deixasse apagado nem adormecido dentro de si. 

No contexto atual na vida da igreja de modo geral, há um grande contingente de cristãos que receberam algum ou alguns dons de Deus e não estão exercitando. Uns por insegurança e temor, outros por falta de oportunidade. No Reino de Deus, os dons e vocação precisam serem desenvolvidos para edificação da igreja e para glória de Deus. O fato é que, na igreja de Deus todos nós temos algum tipo de dom e muitas vezes não o desenvolvemos, principalmente quando não nos envolvemos na obra. Existem dons que são manifestos de forma perceptível, visível e alarmante; mas também existem dons que tem uma manifestação suave e sútil, e tem um efeito poderoso na igreja e no Reino de Deus em geral.

CLASSIFICAÇÃO DOS DONS À LUZ DA BÍBLIA:

1- DONS ESPIRITUAIS (I Co.12.1-11).

- Dons de Revelação: Palavra da sabedoria, palavra do conhecimento, discernimento dos espíritos.

- Dons de Poder: Fé, dons de curar, operações de maravilhas.

- Dons de Inspiração: Profecia, variedades de línguas, interpretação das línguas.

2- DONS MINISTERIAIS (Ef.4.11,12).

Apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. 

3- DONS OPERACIONAIS (Rm.12.6-8).

Servir, ensinar, exortar, contribuir, presidir (exercer liderança), exercitar misericórdia.

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, com bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre. Amém! (I Pe.4.10,11).

Que possamos despertar o dom de Deus que está dentro de nós e desenvolve-lo da melhor maneira, para glória de Deus e engrandecimento do seu Reino. Amém!