quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

TRÊS CLASSES DE PESSOAS



Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 
Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido (1Co.2.14,15).
E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como meninos em Cristo (1Co.3.1).

O apóstolo Paulo escrevendo aos coríntios, identificou três classes de pessoas: O homem natural, o homem carnal e o homem espiritual. Ele classificou os homens em geral, em três classes de pessoas com estilos de vidas diferentes, uma está no mundo, duas está na igreja.

TRÊS ESTILOS DE VIDA:

- Homem natural.      Vive naturalmente no pecado.
- Homem carnal.        Vive impulsionado pela carne. 
- Homem espiritual.   Vive controlado pelo Espírito Santo.

* HOMEM NATURAL..

Não entende as coisas de Deus. 

Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente (I Co.2.14).

Estão em trevas, sob o domínio de satanás.

Livrando-te deste povo e dos gentios, a quem agora te envio, para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim (Atos, 26.17,18). 
Leia também: Efésios, 2.1-3.

São  governados por seus instintos  naturais.

Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na corrupção (II Pedro, 2.12). 
Leia também: Romanos, 1.18-32.

* HOMEM CARNAL.

São crianças na fé, não tem maturidade espiritual.

E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podeis, nem tampouco ainda agora podeis (I Co.3.1,2).

São partidários, criadores de facções. 

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer. 
Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo. Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou foste batizado em nome de Paulo? (I Co.1.10,12,13).
 
São  dominados pelas obras da carne.

Porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura, não sois carnais? (I Co.3.3,4).

 * HOMEM ESPIRITUAL.

Discerne bem tudo, e conhece as coisas de Deus.

Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instrui-lo? 
Mas nós temos a mente de Cristo (I Co.2.15,16).

Procura viver e andar no Espírito.

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito (Gl.5.25).

São abnegados, altruístas e empáticos. 

Mas nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos. 
Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que injuriavam (Romanos, 15.1-3).
Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão, olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado (Gálatas, 6.1).

São maduros na fé.

Apesar de que, a essa altura, já devêsseis ser mestres, ainda estais precisando de que alguém vos instrua mais uma vez quanto aos princípios elementares da Palavra de Deus. Voltastes a necessitar de leite, quando já devíeis estar recebendo alimento sólido! Ora, quem precisa alimentar-se de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. No entanto, o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante da fé, tornaram-se capazes de discernir tanto o bem quanto o mal (Hebreus, 5.12-14).

CONCLUSÃO:
Os três tipos de homens, podem ter salvação, mas o primeiro só com o poder do Espírito Santo, agindo na sua vida com transformação e arrependimento, pois geralmente o homem natural, eles atendem os desejos da carne e ignoram a Lei de Deus. Já o homem carnal é como a maioria das pessoas temem a Deus, pecam e se arrependem; eles podem mudarem e serem transformados por meio da fé e obediência, e se tornarem  Homem espiritual, que segue com afinco as leis de Deus, andam na palavra e são ligados no amor e bondade de Jesus Cristo.