quinta-feira, 4 de abril de 2024

QUE OCUPAÇÃO É A TUA?


Então, lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? E ele lhes disse: Eu sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca (Jn.1.8,9). 

Jonas foi o profeta fujão que teve a ousadia de tentar se esconder de Deus. O livro de Jonas é um livro especial porque nele podemos perceber mais uma vez, a manifestação da graça de Deus. O livro de Jonas contém quatro capítulos e quarenta e oito versículos. O livro é uma obra-prima com uma narrativa concisa, em prosa; somente a oração em ação de graças está em forma poética. Uma curiosidade é que, o livro começa com o SENHOR dando uma ordem a Jonas; e termina com o SENHOR repreendendo a Jonas e manifestando a sua grande misericórdia. 

QUE OCUPAÇÃO É A TUA?

Esta é a pergunta que não quer calar. Todos nós temos algum tipo de ocupação, é praticamente impossível uma pessoa não estar ocupada com alguma coisa. Na maioria das vezes, a ocupação de uma pessoa determina a sua profissão ou ofício. Para conhecer a identidade e origem de Jonas, os marinheiros lhes fizeram quatro perguntas: Que ocupação é a tua? E donde vens? Qual é a tua terra? E de que povo és tu? Jonas respondeu: Eu sou hebreu e temo ao SENHOR, o Deus do céu, que fez o mar e a terra seca (v.8,9). Jonas resumiu a resposta e não respondeu as perguntas por ordem como deveria. Ele deveria responder: (1) Eu exerço o ofício de profeta do SENHOR. (2) Eu venho da nação de Israel. (3) Sou da terra dos hebreus. (4) Eu faço parte do povo de Deus. 

O grande problema é que têm muita gente ocupada em atividades que não deveria estar. No caso de Jonas ele já estava fugindo da sua ocupação de profeta. O pior é quando existe uma multidão de pessoas desocupadas, ociosas, sem fazer nada. Deus quer ver todos ocupados, trabalhando e frutificando. Deus não chama os desocupados, Jesus quando escolheu seus discípulos, Ele não chamou os que estavam desocupados, mas todos estavam ocupados em suas profissões, em plena atividade. Outro problema é quando as pessoas querem se ocupar em alguma atividade e encontra uma placa em letras garrafais: NÃO HÁ VAGAS. O único lugar onde esta frase "NÃO HÁ VAGAS" nunca deve existir é na Seara do SENHOR. Há vagas para todos, mas nem todos querem se ocupar, muito pelo contrário, muitos preferem atrapalhar quem está ocupado, trabalhando na Obra do SENHOR. Portanto, não fique desocupado, faça algo em prol do Reino de Deus. Paulo disse a Timóteo: Medita estas coisas, ocupa-te nelas para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos (I Tm.4.15). Amém!