sexta-feira, 21 de agosto de 2020

A MOSCA MORTA NO FRASCO DE PERFUME.

 

Assim como a mosca morta faz exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é para o famoso em sabedoria e em honra um pouco de estultícia (Ec.10.1).

O sábio Salomão mostra o valor da sabedoria e a honra daquele que a possui, e também declara que um só pecador com suas tolices poderá destruir muitas coisas (Ec.9.13-18). Em seguida ele traça um paralelo e faz uma comparação entre uma mosca morta dentro de um recipiente de perfume e uma atitude de insensatez. Enquanto a mosca morta faz exalar mau cheiro e estragar o perfume, um pouco de estultícia ou tolice desconstrói a sabedoria e a honra do seu possuidor. 

A mosca morta desfaz todo trabalho do perfumista, depois de todo o processo de fabricação e espera, por um pequeno descuido do perfumista, a mosca penetra sorrateiramente no recipiente de perfume e morre afogada. Com a morte da mosca toda obra do perfumador fica inutilizada. 

Assim também um pouco de estultícia desconstrói a boa reputação e o bom caráter daquele que procura viver de maneira sabia. Um pequeno descuido, uma falta de prudência poderá destruir uma família, um bom relacionamento conjugal, uma boa amizade, um prospero ministério, uma boa concessão e total confiança adquirida ao longo dos anos. 

A mosca morta pode ser insignificante, mas causou grande prejuízo ao perfumista. Assim também, uma pequena atitude de insensatez vem a causar uma total desonra. É exatamente as coisas minimas que poderá nos trazer grandes prejuízos. Uma pequena quantidade de sal a mais altera todo sabor da comida, uma pequena quantidade de fermento, leveda toda a massa. Assim são as nossas pequenas ações erradas, quando admitimos e mentimos pra nós mesmos ao dizer: "Isto não é nada de mais". Está escrito: "Um abismo chama outro abismo" (Sl.42.7). 

Paulo diz: Mas graças a Deus, que sempre nos conduz vitoriosamente em Cristo e por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento; porque para Deus somos o aroma de Cristo entre os que estão sendo salvos e os que estão perecendo (II Co.2.14,15). As moscas das tentações sempre irão nos rodear para tentar pousar e estragar o nosso bom perfume de Cristo, mas a prudência nos diz que devemos vigiar para não sermos seduzidos pela insensatez do pecado.