quinta-feira, 6 de maio de 2021

QUEM É O SUBSTITUTO DE JUDAS, MATIAS OU PAULO?

... depois destes apareceu também a mim, como a um que nasceu fora de tempo. Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo (I Co.15.8-10).

Há quem defenda que de fato, Matias não seria o apóstolo substituto de Judas, o traidor. Alegam para isso que a forma dessa escolha não foi aprovada por Deus, justamente por se basear em lançar sorte (Atos, 1.15-26). Bem, se esse método é ou não autentico, fica para outra discussão. O que importa é que os discípulos e o colegiado apostólico escolheram Matias e não Paulo. Até porque na época da eleição, Paulo nem ainda havia se convertido ao evangelho. Na verdade houve até certa resistência em aceitá-lo como cristão, por medo de quem ele era no passado.

No entanto, Deus mesmo o escolheu para ser o apóstolo dos gentios. Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel (At.9.15). Os critérios humanos dos pastores e lideres de convenções, muitas vezes são falhos e nem sempre levam em conta a vocação nem o caráter do obreiro. Muitos não seguem mais a direção do Espírito Santo, como fazia a igreja primitiva. E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado (At.13.2).

Obreiros tem muitos, mas os aprovados por Deus são poucos. Infelizmente estamos vivendo uma época em que as exigências e qualificações que a palavra de Deus recomenda para escolha e consagração de obreiros para exercer o ofício ministerial; seja diácono, presbítero, evangelista, pastor, bispo e outros, tem sido vulgarizada e desvalorizada. Uns são chamados por simpatia, outros por amizade, outros por ter um bom status social, outros por apadrinhamento, e na maioria das vezes eles não tem o mínimo de preparo ou vocação ministerial. Antigamente os homens de Deus oravam para o Espírito Santo revelar obreiros para serem consagrados, hoje muitos não oram mais neste sentido, parece que a urgência da obra é muito grande, e eles não tem tempo para orar. Já existe uma frase que muitos estão usando para justifica o seu erro, que diz: Se a chamada der errado, foi o homem quem chamou; se der certo, foi de Deus. 

Houve uma época em que a separação de obreiros era por ordem e orientação do Espírito Santo. Hoje, infelizmente, muitas ordenações acontecem por apadrinhamento, outras por conchavos ministeriais e até por questões financeira. Por tais motivos há muitas disputas ministeriais na igreja. Há contendas, intrigas, lutas por cargo, por títulos e posição que envergonha o evangelho de Cristo.

A verdade é que, há muitos que nunca serão chamados pelos homens mas já são escolhidos por Deus desde o ventre da mãe. Enquanto esse "mandatário eclesiástico" continuar, teremos muitos obreiros cheios de títulos e despreparados para obra do Senhor. Muitos que tiveram uma chamada sem aprovação Divina, estão causando toda sorte de males á igreja do Senhor.

Infelizmente, muitos se tornaram obreiros Matias, que só apareceu na consagração e depois nunca mais. Enquanto Matias desaparece, Paulo entra em cena deste o capítulo 13 de Atos até o 28 e segue anunciando o evangelho sem impedimento até o dia da sua partida.

Muitos almejam o episcopado com interesse financeiro, para engordar a sua conta bancária, muitos já se tornaram verdadeiros profissionais do púlpito nas igrejas e estão pregando o que o povo gosta de ouvir e não o que o povo precisa ouvir. Mas ainda existem obreiros qualificados e aprovados por Deus que estão fazendo a diferença nesta geração.

Oremos para que o Senhor da seara levante obreiros comprometidos com Reino de Deus, que haja menos de nós e mais do Espírito Santo. Amém! 

OBS.: Partes do texto desta Postagem foi extraído e adaptado da Página no Facebook - E.B.D. EM AÇÃO, de Enomir Santos.