domingo, 29 de outubro de 2023

COOPERAÇÕES E AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA MISSIONÁRIA.


Na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé, e Simeão, chamado Niger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram (At.13.1-3).

Em Antioquia da Síria, começa o grande movimento missionário da igreja "até os confins da terra" (At.1.8). Os princípios missionários vistos no capítulo 13 são um modelo para todas as igrejas que enviam missionários. Há sete princípios sobre missões em Atos 13 que devem ser observados:

(1) A igreja local precisa ter homens dedicados ao Senhor com seus dons e talentos a serviço da obra do Senhor (1).

(2) A atividade missionária é originada pelo Espírito Santo, através de líderes espirituais que estão profundamente dedicados ao Senhor e ao seu Reino, buscando-o com oração e jejum (2).

(3) A igreja deve estar atenta ao ministério profético do Espírito Santo e dar ouvidos as suas orientações (2).

(4) Os missionários que são enviados, devem fazê-lo segundo a chamada e a vontade específica do Espírito Santo (v.2b).

(5) Mediante a oração e o jejum, a igreja e sua liderança buscam constantemente estar em harmonia com a vontade do Espírito Santo (v.3,4).

(6) Pela imposição de mãos e o envio de missionários, a igreja indica que se compromete a sustentar e assistir os que saem à obra. O missionário é um agente do Reino de Deus enviado a missão da igreja que os envia (v.3).

(7) Aqueles que são enviados como missionários devem estar conscientes de um confronto direto com Satanás e seus emissários (At.13.6-12). Devem estar dispostos a expor a vida pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo (At.15.26).

TREZE AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NA OBRA MISSIONÁRIA.

1- Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Então, lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo (At.8.14,15,17).

2- E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro (At.8.29).

3- E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho. E Filipe se achou em Azoto e, indo passando, anunciava o evangelho em todas as cidades, até que chegou a Cesaréia (At.8.39,40).

4- E, dizendo Pedro anda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviram a Palavra (At.10.44).

5- E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra que os tenho chamado (At.13.2).

6- Todavia, Saulo, que também se chama Paulo, cheio do Espírito Santo e fixando os olhos nele, disse: Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perturbar os retos caminhos do Senhor? (At.13.9,10).

7- E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (At.13.52).

8- E, passando pela Frígia e pela província da Glácia, foram impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lhe permitiu (At.16.6,7).

9- E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam. Estes eram, ao todo, uns doze varões (At.19.6,7). 

10- E, agora, eis que, ligado eu pelo espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que lá me há de acontecer, senão o que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações (At.20.22,23).

11- Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com o seu próprio sangue (At.20.28).

12- E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judeia um profeta, por nome Ágabo; e, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo e, ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém, o varão de quem é esta cinta e o entregarão nas mãos dos gentios (At.21.10,11).

13- Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que, desde de Jerusalém e arredores até Ilírico, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo (Rm.15.19).

Ninguém deve buscar fazer missões sem a direção e o poder do Espírito Santo. A igreja que envia missionários sem a orientação do Espírito Santo, está fadada ao fracasso.