sexta-feira, 10 de abril de 2020

ONDE ESTÁ O CORDEIRO?

Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro ... (Gn.22.7,8).

Deus nunca é pego de surpresa, porque Ele conhece tudo de antemão o que está para acontecer. Deus já tem a provisão para tudo, antes que os fatos aconteçam. Deus já havia providenciado o cordeiro para remir o pecado da humanidade, antes da fundação do mundo (I Pe.1.18-20). É normal que nós sempre estamos preocupados com o dia de amanhã e muitas vezes ansiosos em querer saber como será, ou de onde virá a providencia. Na ocasião do episódio de Gênesis 22, Isaque filho do patriarca Abraão, já tinha 25 anos de idade e conhecia bem o ritual do holocausto, ele viu que tinha o fogo, a lenha e o cutelo, mas percebeu que faltava o principal que era o cordeiro. Por isso, ele perguntou ao seu pai: Onde está o cordeiro para o holocausto? A fé de Abraão responde: "Deus proverá para si o cordeiro". E Deus providenciou na hora certa o cordeiro para substituir Isaque. Assim também, Deus já havia providenciado o nosso Cordeiro substituto, Jesus Cristo. João Batista quando o viu disse: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo.1.29). A providência de Deus é perfeita e completa, e chega na hora certa. Deus não dá um jeito, no sentido de não resolver a situação por completo. Deus supri a necessidade por completa, Ele não faz remendo e nem deixa a obra inacabada. O problema é que muitos não esperam a providência de Deus, e vão em busca de atalhos usando os seus próprios recursos, o resultado é que tudo termina dando errado. Deus sempre tem o melhor pra nós, a questão é obedecer e esperar Nele.

JESUS como CORDEIRO aparece em toda a Bíblia como:

- O CORDEIRO REMIDOR (Gn.3.21).

- O CORDEIRO SUBSTITUTO (Da nossa substituição) (Gn.22.7,8,13).

- O CORDEIRO LIBERTADOR (Êxodo, 12).

- O CORDEIRO PURIFICADOR (Êxodo, 12).

- O CORDEIRO DO LIVRAMENTO (I Sm.7.7-12).

- O CORDEIRO MUDO QUE NOS SAROU (Is.53.).

- O CORDEIRO QUE TIRA O PECADO DO MUNDO (Jo.1.29).

- O CORDEIRO QUE PAGOU O NOSSO RESGATE (I Pe.1.18,19).

- O CORDEIRO QUE NOS SALVA E O LEÃO QUE NOS DEFENDE (Ap.5.1-14).

* O termo "Cordeiro" com letra Maiúscula fazendo referencia a Jesus Cristo, aparece 29 vezes no livro de Apocalipse.

* Há duas expressões na Bíblia sobre o Cordeiro, que não devemos confundi-las: (1) O Cordeiro que foi conhecido ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos (I Pe.1.18-20). (2) O Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo, ou desde a criação do mundo (Ap.13.8).

E quase todas as coisas, segundo a Lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.
Doutra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo; mas, agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo (Hebreus, 9.22,26).